19.11.2013 - UNESCO Office in Brasilia

Encontro discute propostas do Brasil para o Fórum Mundial de Ciência 2013

Seminário Brasil – Ciência, Desenvolvimento e Sustentabilidade ocorre nos dias 21 e 22, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Aberto ao público, evento reúne jornalistas e cientistas, brasileiros e estrangeiros.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e instituições do sistema nacional de ciência e tecnologia, promovem nos dias 21 e 22 de novembro o Seminário Brasil – Ciência, Desenvolvimento e Sustentabilidade.

O evento ocorre na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e tem como tema “Ciência para o desenvolvimento sustentável global”, que também conduzirá as discussões do Fórum Mundial de Ciência (FMC) 2013, a ser realizado na capital fluminense, entre os dias 24 e 27 de novembro. O seminário é aberto ao público e será transmitido ao vivo na internet pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), no endereço: http://fmc.cgee.org.br.

No dia 21, a partir de 12 horas, o ministro Marco Antonio Raupp (MCTI), a presidenta da SBPC, Helena Nader, e o presidente da ABC, Jacob Palis, participam de um debate em que será divulgado documento “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável Global: contribuição do Brasil”.

A publicação reúne as propostas e conclusões das discussões realizadas nos sete encontros preparatórios ao FMC 2013, ocorridos neste e no ano passado em sete capitais brasileiras: São Paulo, Belo Horizonte, Manaus, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília. Em cada um deles foram debatidos temas relacionados aos principais desafios da ciência no século 21, nos contextos nacional e internacional.

Na mesma sessão, o físico Luiz Davidovich, membro da ABC, apresenta a “Declaração da América Latina e Caribe à sexta edição do Fórum Mundial”, que lança as bases de um plano estratégico regional para a resolução de problemas comuns para as próximas décadas.

Programação

A abertura do seminário ocorre no dia 21, às 9 horas. Além do ministro Marco Antonio Raupp, de Helena Nader (SBPC) e Jacob Palis (ABC), participam da cerimônia o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), Glaucius Oliva, e o reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Ricardo Vieiralves de Castro.
 
O jornalista Luis Nassif fará a mediação do debate que ocorre das 10h às 12h sobre “A Ciência e os Desafios Globais”. Participam os cientistas William James Shuttleworth, da University of Arizona (EUA); Indira Nath, do Blue Peter Research Centre (Índia); o ex-ministro de Ciência e Tecnologia e professor da Universidade Federal de Pernambuco, Sergio Rezende; o diretor de Tecnologia da Vale, Luiz Eugênio Mello e o professor Jailson Andrade, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

No dia 22, as atividades começam às 9 horas, quando será realizado o painel “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável Global: contribuição do Brasil – Síntese dos Encontros Preparatórios ao FMC 2013”. Coordenado pelo secretário-executivo do MCTI, Luiz Antonio Elias, o debate contará com a presença de Helena Nader (SBPC); Jailson de Andrade (UFBA); Jaime Santana (Universidade de Brasília); Moacyr Cunha de Araújo (Universidade Federal de Pernambuco); Ghissia Hauser (Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Sul); e Dalton Vilela (Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica).

Ainda pela manhã, o presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Mariano Laplane, coordena a sessão “A contribuição da ciência para o desenvolvimento latino-americano”. Na parte da tarde serão realizados dois debates: das 14 horas às 15 horas, a presidenta da SBPC, Helena Nader, coordena a sessão “Oportunidades e desafios da internacionalização da ciência brasileira”. A discussão sobre “Ciência, a tecnologia e a inovação e o novo padrão de desenvolvimento social” ocorre das 15 horas às 16h30 e será coordenada pelo secretário executivo do MCTI.

Serviço:

O quê: Seminário Brasil – Ciência, Desenvolvimento e Sustentabilidade.
Quando: Dias 21 e 22 de novembro.
Horário: Dia 21, de 9h às 13h. Dia 22, de 9h às 16h45.
Local: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Campus Francisco Negrão de Lima - Capela Ecumênica.
R. São Francisco Xavier, 524 – Maracanã - Rio de Janeiro (RJ).

Contatos para a imprensa: Ascom do MCTI - Caroline Coelho (61- 9644-3096) e Lídia Maia (61- 9639-6036). Ascom do CGEE – Bianca Torreão (61 – 9907-0259). 




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página