19.07.2012 -

Mensagem da diretora-geral, por ocasião do Dia Internacional Nelson Mandela e pelo 94º aniversário de Nelson Mandela

Hoje é uma ocasião muito especial - nós celebramos o Dia Internacional Nelson Mandela e o 94º aniversário de Nelson Mandela.

Em nome da UNESCO, e em meu próprio nome, estendo meus sinceros parabéns ao Sr. Mandela, um Embaixador da Boa Vontade da UNESCO desde 2005.

Em novembro de 2009, a Assembléia Geral da ONU declarou 18 de julho como sendo o Dia Internacional Nelson Mandela,  em reconhecimento a sua contribuição para a cultura de paz, que está no coração da missão da UNESCO.

Celebramos hoje o seu compromisso inabalável com o diálogo, justiça e liberdade.

Ele ajudou a moldar o século 20 no sentido da paz e compreensão, guiado por uma crença profunda na dignidade de cada homem e mulher.

Seu ato cada incorporou a ideia de "paz cotidiana" que orienta a UNESCO.

"Para ser livre", ele nos lembrou, "não depende apenas de soltar as correntes, mas viver de uma forma que respeite e valorize a liberdade dos outros."

Ele inspirou milhões em todo o mundo, lutando pela liberdade e ele continuará a ser um símbolo de esperança para muitos outros no futuro.

Neste dia, vamos honrar este tão generoso homen e desenhar sobre o profundo humanismo que o inspira. Vamos agir de acordo com os valores que ele tem defendido. Vamos superar a justiça através do diálogo e construir a paz com base na dignidade e nos direitos.

Feliz aniversário, Nelson Mandela.




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página