17.10.2017 - UNESCO Office in Brasilia

Mensagem para o Dia Internacional pela Erradicação da Pobreza

Mensagem de Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional pela Erradicação da Pobreza, 17 de outubro de 2017

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável promete não deixar ninguém para trás, e clama pela erradicação da pobreza até 2030. Para isso, precisamos de uma ação rápida de governos para transformar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em políticas eficientes que sejam sustentadas por recursos apropriados. A Agenda 2030 é ambiciosa – nós precisamos de medidas ambiciosas para levá-la para frente. 

A Agenda 2030 enfatiza a integração das dimensões social, econômica e ambiental para a erradicação da pobreza, para isso são necessárias ações integradas de diferentes esferas políticas, para que o potencial máximo de recursos e capacidades sejam utilizados por meio de políticas elaboradas para acelerar o progresso de maneira geral. Essa é a importância da liderança da UNESCO para fazer avançar a cooperação por meio da educação, das ciências, da cultura, da comunicação e da informação. Juntamente com as Prioridades Globais da Organização estão temas como Igualdade de Gênero e África. Essas são áreas com impacto catalizador que atravessam toda a  Agenda 2030, atuando como multiplicadores de desenvolvimento para uma ampla variedade de objetivos e metas. 

Capacidades devem ser combinadas com apropriação. Planos nacionais para erradicar a pobreza serão mais fortes se forem inclusivos, integrando as vozes de todas as partes da sociedade. Acesso a serviços básicos é essencial, assim como é necessário o conhecimento de capacidades – mas erradicar a pobreza pede, também, por uma maior participação de todas as mulheres e todos homens, começando com os jovens, pra quem o empoderamento é chave para o sucesso. 

A erradicação da pobreza é um imperativo dos direitos humanos – e também é um imperativo para o desenvolvimento e para a paz. É por isso que precisamos de ação imediata para transformar promessas em realidade. Essa é a mensagem da UNESCO para o Dia Internacional pela Erradicação da Pobreza. 

 

  • Para ler a mensagem em inglês, por favor, clique aqui.




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página