18.11.2014 - UNESCO Office in Brasilia

Ministro de Educação do Quênia visita o Brasil e conhece uso das TIC na educação

UNESCO

Está em Brasília, de 17 a 19/11/2014, uma missão do governo do Quênia que, junto com especialistas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura-UNESCO, tem por objetivos conhecer a experiência brasileira no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação e conhecer melhor a modalidade de cooperação internacional adotada pela UNESCO junto aos governos no Brasil.

“O Brasil e o Quênia são países que compartilham tanto oportunidades quanto desafios consideráveis na educação. O uso de tecnologias da comunicação e informação (TIC) na educação é um instrumento poderoso para o aprendizado das crianças em idade escolar e os dois países certamente têm muito a compartilhar nessa área”, diz o Representante da UNESCO no Brasil, Lucien Muñoz.

Participaram da missão a Brasília o ministro da Educação do Quênia, Jacob Kaimenyi; o Secretário de Comunicação e Porta-voz do governo do Quênia, Manoah Esipisu; o Embaixador do Quênia no Brasil, Kirimi Kaberia; o Representante da UNESCO no Brasil, Lucien Muñoz; o Diretor da UNESCO no Quênia, Mohammed Djelid, o Diretor da Divisão de Cooperação e Financiamento Extra-orçamentário do Departamento de Planejamento Estratégico da UNESCO (BSP/CFS), Vincent Defourny, e assessores quenianos e brasileiros.

Além da visita ao escritório da UNESCO no Brasil, a missão do governo do Quênia também esteve com diretores da Agência Brasileira de Cooperação-ABC, vinculada ao Itamaraty, onde foram discutidos temas como cooperação multilateral e programas de cooperação Sul-Sul. Foram organizados encontros com o ministro brasileiro da Educação, Luis Henrique Paim, com senadores da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado federal, entre eles Cristóvam Buarque, com o secretário de Educação do Governo do Distrito Federal, Marcelo Aguiar, e foi feita uma visita a uma escola pública de Brasília que conta com programa voltado ao uso das TIC (Centro de Ensino Médio do Setor Leste).

 Em reunião com a equipe do escritório da UNESCO no Brasil, o ministro queniano e demais integrantes da missão ouviram uma apresentação sobre o programa de cooperação desenvolvido pela UNESCO no Brasil, incluindo uma apresentação do Representante Lucien Muñoz sobre a modalidade de cooperação internacional da UNESCO no país, atualmente considerada modelo entre os escritórios da Organização em todo o mundo.

Os integrantes da missão também receberam apresentações sobre o Relatório TIC na Educação, elaborado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação – CETIC.br, e sobre o Projeto Um Laptop por Criança, desenvolvido pela UNESCO no Uruguai. 




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página