27.03.2015 - UNESCO Office in Brasilia

Ministério do Esporte e UNESCO unidos contra a dopagem

No ano que antecede as Olimpíadas no Rio de Janeiro, a Autoridade Brasileira de Controle da Dopagem (ABCD), do Ministério do Esporte, e a UNESCO vão somar esforços para combater a dopagem de atletas. Dois eventos, em São Paulo e Brasília, terão foco na prevenção e fiscalização do uso de estimulantes ilegais.

Em São Paulo, no próximo dia 7 de abril, o ex-ciclista norte-americano Tyler Hamilton, de 44 anos, vai falar sobre sua carreira e a experiência de perder seus títulos por ser flagrado em exames antidopagem. Medalhista de ouro nas Olimpíadas de Atenas, na Grécia, em 2004, ele teve que devolver a medalha.

Hamilton foi colega do também norte-americano Lance Armstrong, considerado então o maior ciclista de todos os tempos e que acabou banido do esporte por doping. Hamilton e Daniel Coyle são coautores do livro “A corrida secreta de Lance Armstrong: nos bastidores do Tour de France: doping, armações e tudo o que for preciso para vencer”, que conta a sua trajetória enquanto competia, ao lado de Armstrong, pela equipe de ciclismo U.S. Postal no famoso Tour de France.

Na capital paulista, o ex-colega de Armstrong participará do I Seminário ABCD de Educação Antidopagem, que é organizado pela ABCD, com apoio da UNESCO. O evento reunirá alguns dos principais atletas brasileiros e promoverá palestras e simulações para a conscientização sobre o controle de dopagem nas Olimpíadas do Rio, em 2016.

“A dopagem no esporte não apenas representa um sério risco à saúde do atleta, mas mina os princípios mais básicos da ética, do jogo limpo e dos valores no esporte”, diz o oficial de Ciências Humanas e Sociais da UNESCO no Brasil, Fábio Eon.

De 12 a 14 de abril, Brasília sediará o I Fórum de Inteligência Antidopagem. O evento será dirigido a órgãos de controle e a agências nacionais de combate à dopagem, inclusive com a participação de autoridades e policiais que atuam na repressão ao tráfico de drogas.

Os dois eventos farão parte da Semana Nacional Antidopagem, promovida pelo Ministério do Esporte, de 7 a 14 de abril. Na véspera, 6 de abril, será celebrado o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e a Paz (acompanhe nas redes sociais pela hashtag #ONUEsporte). Essa data entrou para o calendário das Nações Unidas em agosto de 2013 e foi comemorada pela primeira vez em 2014.




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página