14.07.2015 - UNESCO Office in Brasilia

Livro conta a história de 30 anos do Criança Esperança

© UNESCO/TV Globo

O Programa Criança Esperança ajudou a mudar a vida de milhões de pessoas em todo o Brasil, nos últimos 30 anos. Com um simples telefonema, doadores anônimos contribuíram para apoiar mais de 5 mil projetos sociais, beneficiando diretamente mais de 4 milhões de crianças e adolescentes.

Uma parte dessa história de três décadas está contada no livro “Criança Esperança: 30 anos, 30 histórias; há 30 anos ativando a esperança”, que será lançado na próxima quinta-feira (16/07/2015), às 11h30, após o seminário Diálogos da Esperança — 25 anos do ECA: Avanços e Desafios, na TV Globo em São Paulo (Rua Evandro Carlos de Andrade, 160. Módulo 3, Estúdio 3).

O livro é um retrato de como é possível reescrever destinos e superar expectativas. São 30 depoimentos, sendo 25 deles de pessoas que encontraram um caminho para romper o ciclo de pobreza e violência em suas comunidades, morros e favelas. Os outros cinco são de coordenadores de projetos apoiados pelo Criança Esperança, que relatam sua atuação em defesa da infância e da juventude.

Nas 232 páginas do livro, o leitor encontrará histórias como a de Giácomo, o garoto gaúcho que ficou paraplégico aos 6 anos e que, hoje, é campeão paralímpico de basquete; a de Marcos, que desafiou as regras impostas pelos traficantes das favelas de Vigário Geral e Parada de Lucas, no Rio de Janeiro, e cruzou a fronteira de uma para a outra com o objetivo de aprender música; ou, ainda, a de Elizeu, o rapaz que conectou os habitantes da pequena Tejuçuoca, no sertão do Ceará, à internet.

O Criança Esperança é uma parceria da Globo com a UNESCO no Brasil (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Lançado em 1986, o Programa apoia projetos em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. São ações em áreas variadas, como esporte, cultura, cidadania, inclusão e juventudes. A UNESCO no Brasil seleciona os projetos que serão apoiados por meio das doações e, mais tarde, avalia e monitora sua execução. Tudo isso para assegurar que cada centavo doado seja investido de forma transparente e correta.

Diante da diversidade de projetos nessas três décadas, não foi fácil selecionar somente 30 histórias para compor o livro. Após uma análise minuciosa, foram pré-selecionadas 124 histórias que contemplam a variedade etária, geográfica e de percurso de vida do público atendido e das organizações parceiras.

Para obter os depoimentos, uma equipe da UNESCO no Brasil visitou 15 cidades, em 11 estados de todas as regiões brasileiras. 

O lançamento do livro em comemoração aos 30 anos do Criança Esperança também coincide com os 50 anos de fundação da TV Globo e com os 70 anos de criação da UNESCO. O ideal do Programa Criança Esperança traduz o espírito da parceria: empoderar pessoas, criar oportunidades e transformar vidas de crianças, adolescentes e jovens no Brasil. Como bem ilustram os depoimentos, não faltaram avanços nas últimas três décadas. Porém, ainda há muito por fazer. A infância e a juventude brasileira merecem.

 

Mais informações:

Rede Globo

- Isabela Fonseca, (21) 2129-6716, (21) 7762-8297, isabela.fonseca@tvglobo.com.br

UNESCO no Brasil

- Ana Lúcia Guimarães, (61) 2106-3536, (61) 9966-3287, a.guimaraes@unesco.org

- Demétrio Weber, (61) 2106-3538, d.weber@unesco.org




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página