11.04.2017 - UNESCO Office in Brasilia

Novos prefeitos devem priorizar educação

Os novos prefeitos e dirigentes municipais de Educação que vão completar, em abril, seus primeiros 100 dias de governo devem se preocupar muito mais com os investimentos na Educação Básica. O recado é da coordenadora de Educação da UNESCO no Brasil, Rebeca Otero, que vai abrir, no dia 10 de abril, a Jornada dos 100 Dias na Educação, evento online que reunirá prefeitos e dirigentes de Educação dos municípios brasileiros.

Além de apresentar dados recentes que mostram os desafios que os novos gestores deverão enfrentar, a coordenadora de Educação da UNESCO no Brasil enfatiza os caminhos já traçados para que se cumpram os marcos e compromissos nacionais e internacionais assumidos, respectivamente, no Plano Nacional de Educação e na Agenda 2030 de Educação. Rebeca Otero demonstra a importância da garantia do direito à Educação e explica como o acesso a esse direito também garante outros direitos, como o direito à saúde, por exemplo. Além disso, para a coordenadora, a educação também impacta positivamente no desenvolvimento sustentável.

A Jornada dos 100 Dias na Educação é uma iniciativa da Associação Brasileira de Municípios (ABM) e da Fundação Observatório do Livro e da Leitura e terá 4 dias de duração. A novidade é que, pela primeira vez, será realizada exclusivamente pela internet, com palestras, conferências e debates online.

Segundo levantamento da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), houve uma renovação de mais de 80% nas administrações nas últimas eleições municipais. O presidente da Undime, Alessio Costa Lima, alerta que as prefeituras devem adotar várias medidas na área já nos primeiros meses da gestão, a fim de evitar transtornos e problemas sérios mais adiante.

Os prefeitos e dirigentes municipais de Educação também vão descobrir como, em tempos de crise, obter recursos de projetos e programas do Ministério da Educação. Para o presidente da ABM, Eduardo Tadeu Pereira, mesmo prefeitos que já exerceram a função no passado precisam estar mais atentos, em 2017, por causa das novas obrigações trazidas pelo Plano Nacional de Educação.

O formato de evento virtual foi testado com sucesso pelo Observatório durante Conaler, 1º Congresso Nacional de Leitura 100% online, que teve 5.668 participantes. Segundo seu presidente, Galeno Amorim, esse tipo de evento online abre oportunidades para mais gestores participarem e também representa economia de custos e de tempo nas agendas dos gestores.

Boa parte dos palestrantes são atuais e antigos secretários municipais de Educação que tiveram gestões bem-sucedidas em áreas como Administração, Alimentação, Transporte, Democracia e Projeto Pedagógico e agora vão compartilhar suas experiências com os novos gestores. A Undime disponibiliza, gratuitamente, um portal (www.convivaeducacao.org.br) para as prefeituras que quiserem fazer a gestão das políticas de Educação online, sem precisar investir em plataforma própria.

As vagas para a Jornada dos 100 Dias na Educação são gratuitas, porém limitadas.

As inscrições podem ser feitas na página: www.observatoriodolivro.org.br/jornada. (Fonte: Fundação Observatório do Livro e da Leitura)

Mais informações:

Mariangela Amorim, mariangelapamorim(at)gmail.com , (16) 9 8245-0014




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página
t3test.com