11.06.2013 - UNESCOPRESS

Novo patrimônio documental a ser selecionado para o Registro da Memória do Mundo

O Comitê de Assessoria Internacional (International Advisory Committee – IAC) do Programa Memória do Mundo da UNESCO se reunirá na cidade de Gwangju, República da Coreia, de 18 a 21 de junho. O Comitê revisará 84 candidaturas de 54 países* para inclusão no Registro da Memória do Mundo da UNESCO.

Entre as candidaturas deste ano estão a Coleção de Manuscritos Mamluk Qur'na, da Biblioteca Nacional do Egito; as coleções da Descoberta de Insulina na Biblioteca de Obras Raras Thomas Fisher na Universidade de Toronto (Canadá); o Festival de Jazz de Montreux, Legado de Claude Nobs (Suíça); Vida e Trabalhos de Ernesto Che Guevara (Bolívia e Cuba); e a Coleção de Páginas de Testemunho, Yad Vashem Jerusalém, 1954-2004 (Israel).

O Comitê, formado por 14 membros, fará suas recomendações sobre as candidaturas à diretora-geral da UNESCO, que irá endossar as novas inscrições no Registro.

Os membros do Comitê se reúnem a cada dois anos São profissionais capacitados e nomeados pela diretora-geral por suas autoridades na área de salvaguarda do patrimônio documental.

Criado em 1997, o Registro da Memória do Mundo protege o patrimônio documental do mundo. Hoje, são 245 item incluídos no Registro, abrangendo desde a Memória do Canal de Suez (Egito) aos registros originais de Carlos Gardel (Uruguai), as Listas Douradas do Exame da Dinastia Imperial Qing (China) e as Cartas de Hendrik Witbooi.

Durante a próxima sessão, o Comitê também anunciará o laureado do Prêmio Mundial UNESCO/Jikji Memory. O prêmio de $30.000 é entregue a cada dois anos às instituições ou indivíduos que fizeram contribuições significantes à preservação e acessibilidade do patrimônio documental.

****

*Armênia, Áustria, Bélgica, Butão, Bolívia, Brasil, Canadá, Camboja, Chile, China, Costa do Marfim, Cuba, República Tcheca, Dinamarca, Equador, Egito, Alemanha, Geórgia, Grécia, Hungria, Islândia, Índia, Indonésia, República Islâmica do Irã, Israel, Itália, Japão, Jordânia, Cazaquistão, Madagascar, Malásia, Ilhas Mauricio, México, Mongólia, Mianmar, Nepal, Holanda, Noruega, Peru, Polônia, Portugal, República da Coreia, Federação Russa, Sérvia, Singapura, África do Sul, Espanha, Suíça, Tailândia, Timor-Leste, Turquia, Estados Unidos da América, Reino Unido, Vanuatu. A Comissão Internacional para o Serviço de Pesquisa Internacional (International Commission for the International Research Service – CISIR).

Mais informações (em inglês) sobre:

Contato para a imprensa:
Lucia Iglesias Kuntz,
UNESCO Press Service
Tel: +33 (0)1 4568 1702
 




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página