21.10.2011 - UNESCO Office in Brasilia

VIII Encontro de Educadores Negros do Paraná

Coleção História Geral da África (HGA) em português é lançada no encontro.


Promovida pela Secretaria de Educação do Paraná, esta edição do encontro tem como tema “2011 Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes: repensando a história do Brasil a partir de outras histórias de pensadores, heroínas e heróis negros”. A abertura do evento, no dia 24 de outubro, às 20h30, será marcada pelo lançamento da edição em português da Coleção História Geral da África com a presença de 500 educadores negros de todo o estado.

As quase 10 mil páginas da obra de oito volumes foram escritas ao longo de 30 anos por 350 pesquisadores e conta a história da África de maneira diferenciada: a partir de uma visão de dentro do continente, com o uso de uma metodologia interdisciplinar e com o envolvimento de especialistas de diversas áreas do conhecimento.

“Os educadores, negros e não-negros, têm papel fundamental para a disseminação da história e da cultura africana e sua significativa contribuição para a formação da sociedade e da identidade brasileira”, diz Cristina Trinidad, especialista do Programa Brasil-África: Histórias Cruzadas da UNESCO e que estará presente no encontro. Tal papel, segundo ela, é fundamental para a promoção do respeito à diversidade e para a transformação das relações étnico-raciais no ambiente escolar, na sala de aula e no país.

Para contribuir com a disseminação dessa perspectiva, o Programa Brasil-África: Histórias Cruzadas irá lançar, a partir do final deste ano e ao longo de 2012, uma série de materiais pedagógicos sobre história e cultura africana e afro-brasileira, com base na Coleção História Geral da África. O objetivo é apoiar a implementação da Lei 10.639/2003, que prevê o ensino desses conteúdos nas salas de aula brasileiras. O material irá colaborar com o desenvolvimento de práticas pedagógicas pautadas na promoção do direito à diferença e no respeito à diversidade étnico-racial. 

O VIII Encontro de Educadores Negros do Paraná acontece até o dia 27 de setembro, na Associação Banestado da cidade de Pontal do Paraná.
Sobre a Coleção    

A Coleção História Geral da África  conta a história africana a partir de uma visão de dentro do continente, usando uma metodologia interdisciplinar que envolve especialistas de áreas como história, antropologia, arqueologia, linguística, botânica, física, jornalismo, entre outros. Seu conteúdo permite novas perspectivas para os estudos e pesquisas a respeito da África e também para a disseminação das relações étnico-raciais no sistema de ensino brasileiro.

Os oito volumes que integram a coleção abordam o continente desde a pré-história até a década de 1980, passando pelo Egito Antigo, por diversas civilizações e dinastias, pelo tráfico de escravos, pela colonização europeia e pela independência dos diversos países. A África é destacada como berço da humanidade e de contribuição fundamental para a cultura e a produção do conhecimento científico mundial.


•    Mais sobre o Programa Brasil-África: Histórias Cruzadas
•    Mais sobre a Coleção HGA
•    Download gratuito dos oito volumes
•    Caderno de Apresentação da Coleção

Informações para a imprensa
Aline Falco
Tel: 61- 2106-3544
E-mail: aline.falco@unesco.org.br
 




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página