12.02.2014 - Natural Sciences Sector

Plástico não. Um pequeno gesto em suas mãos

A Reserva da Biosfera da Ilha de Príncipe (São Tomé e Príncipe) e a UNESCO lançam um alerta e uma campanha de mobilização intitulada Plástico Não: Um Pequeno Gesto Em Suas Mãos.

 

A campanha segue uma das resoluções da Reunião Internacional da Rede do Atlântico Leste de Reservas da Biosfera (Redbios), que ocorreu na Ilha de Príncipe, em maio de 2013, tendo como objetivo a redução do lixo plástico e a promoção do acesso à água potável na reserva da biosfera.

A campanha pretende envolver toda a população na coleta de garrafas de plástico. Cinquenta garrafas de plástico podem ser trocadas por uma Garrafa da Biosfera Príncipe, uma garrafa reutilizável de aço inoxidável, feita de materiais seguros e sem plástico. Essas garrafas podem ser reabastecidas em vários pontos de água tratada instalados em toda a Ilha de Príncipe.

O objetivo, em um período de cinco anos, é declarar a Ilha de Príncipe livre de plástico. Para isso, a Assembleia Regional está trabalhando para desenvolver uma legislação para cobrar impostos de produtos plásticos importados.

A campanha Plástico Não está voltada para as crianças, como futuros defensores de um ambiente saudável. Por essa razão, a campanha será promovida em cidades e escolas em toda a região autônoma da Ilha de Príncipe.

No primeiro dia de coleta da campanha, 24 mil garrafas plásticas usadas foram recolhidas, e 400 Garrafas da Biosfera Príncipe foram distribuídas para a população local.

A campanha representa uma parceria entre o Governo Regional de Príncipe, por meio da Reserva da Biosfera da Ilha de Príncipe, o Programa O Homem e a Biosfera da UNESCO (MAB), o Ministério da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente da Espanha, e o Grupo HBD.




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página