03.06.2014 - UNESCO Office in Brasilia

Recursos educacionais abertos no Brasil: o estado da arte, desafios e perspectivas para o desenvolvimento e inovação

© CETIC.br

Essa obra sobre o estado da arte dos recursos educacionais abertos (REA) no Brasil foi concebida em 2011 a partir de uma iniciativa do Institute of Information Technologies in Education (UNESCO-IITE) em Moscou. A tradução dessa obra para a língua portuguesa, publicada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br) sob os auspícios da UNESCO, tem o objetivo de contribuir para registrar parte da história do desenvolvimento dos REA no Brasil, e também o de ajudar a consolidar a importância do tema no país, permitindo uma maior compreensão da trajetória dos REA no contexto nacional e a disseminação e discussão de alguns conceitos e práticas da área encontrados nas iniciativas apresentadas.

A obra inclui alguns temas educacionais pertinentes exclusivamente ao cenário educacional brasileiro, como o Plano Nacional de Educação (PNE) e a abordagem sistêmica da educação nacional adotada pelo Ministério da Educação. Nesse sentido, a obra mostra o estado da arte dos REA no Brasil, provê recomendações futuras, além de apresentar uma contextualização dessas iniciativas e práticas no âmbito do discurso educacional nacional. A obra propõe uma reflexão sobre o potencial dos REA a partir do que o Brasil faz e almeja fazer em termos de politicas públicas educacionais, bem como ações que partem dos setores público e privado, de indivíduos comprometidos com a educação no país e de professores, desde a educação básica à superior.

Título original: Open educational resources in Brazil : state-of-the-art, challenges and prospects for development and innovation

Autora: Santos, Andreia Inamorato dos

São Paulo: CETIC.br, 2013. 88 p., illus.

ISBN: 978-85-60062-64-5

Download gratuito:

Para solicitar cópias impressas em português, entre em contato com o CETIC.br




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página