17.09.2013 - UNESCO Office in Brasilia

Parceiros se reúnem para discutir qualificação na gestão de projetos

Nos dias 11 e 12 de setembro, representantes da UNESCO no Brasil, coordenadores dos Espaços Criança Esperança (ECE) e da TV Globo se reuniram no Rio de Janeiro para discutir e refletir sobre o trabalho desenvolvido nos ECEs. No VIII Seminário de Gestão também foram apresentados os resultados da consultoria realizada no primeiro semestre de 2013, que acompanhou a execução dos planos de trabalho de cada Espaço, destacando as inovações e as mudanças introduzidas em 2012.

Iniciativas como essa buscam desenvolver estratégias de aperfeiçoamento dos ECEs e de revisão dos procedimentos usados a fim de consolidar o projeto Criança Esperança e qualificar o trabalho desenvolvido nos Espaços. Desde 2012, além do processo de gestão, discute-se também questões relacionados às propostas pedagógicas, à adequação dos projetos ao contexto local das comunidades em que estão inseridos, às novas demandas colocadas pelo público beneficiado, entre outras questões.

As reuniões realizadas em 2012 iniciaram o processo de revisão do modelo dos projetos, junto com os coordenadores dos ECEs, levando em consideração aspectos como as variações na arrecadação de doações, as novas configurações da realidade local, a complexidade e especificidade de cada um dos Espaços, as prioridades e pontos de vista das instituições parceiras. Também foram considerados nesse processo os resultados da avaliação sobre os Espaços Criança Esperança realizada pela empresa H. Metrics, que aportaram importantes subsídios para pensar o futuro do projeto.

Os Espaços Criança Esperança (ECEs) foram criados entre os anos de 2001 e 2003 para serem centros de referência no atendimento a crianças, adolescentes e jovens de famílias de baixa renda em quatro diferentes comunidades situadas em regiões de vulnerabilidade nos municípios do Rio de Janeiro (Cantagalo/Pavão/Pavãozinho), São Paulo (Brasilândia), Belo Horizonte (Aglomerado da Serra) e, mais recentemente, em Jaboatão dos Guararapes (Socorro). O objetivo dos centros é contribuir para o fortalecimento das comunidades e entorno, promovendo a educação, a cultura, a inclusão e o desenvolvimento social. 




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página