20.05.2014 - UNESCO Office in Brasilia

Patrimônio imaterial: fortalecendo o Sistema Nacional; sistematização do curso (somente em PDF)

© UNESCO

O IPHAN, em cooperação com a UNESCO, compartilha por meio dessa publicação os conteúdos resultantes da mais recente experiência de capacitação de agentes e gestores locais sobre os princípios gerais, as políticas e os instrumentos de identificação, documentação e salvaguarda do Patrimônio Imaterial.

Essa capacitação mobilizou diretamente 400 pessoas, selecionadas a partir de mais de três mil inscrições, envolvendo as instâncias públicas estadual, municipal e sociedade civil, em todos os estados brasileiros. Sua dinâmica tem contribuído para o diálogo entre especialistas, gestores locais e demais agentes, favorecendo o debate e consequentes respostas a demandas tão distintas, distribuídas pelo país.

Espera-se que os leitores possam, por sua vez, atuar para a multiplicação de iniciativas que venham a fortalecer o Patrimônio Cultural Imaterial, em meio ao conjunto das políticas públicas brasileiras para o desenvolvimento sustentável.

Em meio ao fenômeno da crescente massificação cultural, ocorrido nas últimas décadas, perceber a importância e ativar mecanismos para a preservação e a promoção das tradições populares, os saberes, as manifestações culturais e lugares onde elas se realizam, significou não somente um avanço setorial no campo em questão, mas um alinhamento a políticas mais amplas de valorização da cidadania e respeito à diversidade cultural.

Brasília: IPHAN, 2014. 32 p. ISBN: 978-85-7334-249-9




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página