12.02.2015 - UNESCO Office in Brasilia

Gestão de riscos de desastres para o Patrimônio Mundial

© UNESCO

Os riscos de desastre representam o tema mais premente a ser considerado pelos gestores do patrimônio. A perda progressiva de bens culturais e naturais, como resultado de desastres naturais, conflitos sociais e outros riscos tornou-se uma grande preocupação, em parte devido ao papel importante que o patrimônio tem para a coesão social e o desenvolvimento sustentável, especialmente em momentos de estresse. No entanto, é baixo o número de bens inscritos como Patrimônio Mundial que elaborou um plano de redução de riscos de desastres adequado. Reconhecendo esses desafios, este livro tem como objetivo sensibilizar os gestores e administradores do Patrimônio Mundial sobre a real extensão dos riscos de desastres a ele associados. Ele fornece uma metodologia sólida para identificar, avaliar e reduzir esses riscos, com o objetivo de preservar o patrimônio e garantir que ele contribua para o desenvolvimento sustentável de suas comunidades. Espera-se que este manual, utilizado em combinação com programas de treinamento, possa ajudar a alcançar a mudança tão necessária nas atitudes que terminem por levar à construção de uma verdadeira cultura de prevenção dentro da comunidade de gestores e administradores do Patrimônio da Humanidade, auxiliando na necessidade urgente de preparar os bens do Patrimônio da Humanidade para futuros desastres.

Este livro faz parte da série de Manuais de Referência para o Patrimônio da Humanidade originalmente publicada pelo ICCROM em colaboração com o WHC, o ICOMOS e o IUCN.

A versão em português desta obra foi priorizada pelo Centro Lucio Costa (CLC) / IPHAN como parte da estratégia de sua consolidação como um centro de referência voltado para o desenvolvimento de um conjunto de atividades de formação – pesquisa, capacitação e difusão –, que promove a qualificação de profissionais e o compartilhamento do conhecimento produzido entre os países do Hemisfério Sul e com os parceiros da UNESCO.

Título original: Managing disaster risks for world heritage

Brasília: UNESCO, Centro Lúcio Costa/Iphan, 2015. 86 p. il.

ISBN: 978-85-7652-199-0

Downloads gratuitos:




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página