31.03.2016 - UNESCO Office in Brasilia

Gestão do Patrimônio Mundial cultural

©UNESCO

Este manual fornece orientações para os Estados-partes e para todos os envolvidos na conservação dos bens culturais do Patrimônio Mundial, de forma a cumprir os requisitos da Convenção do Patrimônio Mundial. A publicação tem como objetivo colaborar com os Estados-partes na garantia de que o patrimônio tenha um papel dinâmico na sociedade, e também ofereça a terceiros os benefícios mútuos que esse papel pode criar. Este manual foi concebido como uma ferramenta para o desenvolvimento de capacidades para a gestão eficaz do patrimônio, e, em particular, dos sítios do Patrimônio Mundial. Sua intenção é ajudar a todos os gestores a fortalecer conhecimentos, habilidades, aptidões e comportamentos de pessoas com responsabilidades diretas na conservação e na gestão do patrimônio; a melhorar as estruturas e os processos institucionais por meio da capacitação de tomadores de decisão e formuladores de políticas; bem como introduzir uma relação dinâmica entre o patrimônio e seu contexto, que levará a maiores benefícios recíprocos por meio de uma abordagem inclusiva, de forma que as realizações e os resultados tenham continuidade em uma base sustentável.

Este livro faz parte da série de Manuais de Referência para o Patrimônio da Humanidade, originalmente publicada pelo ICCROM em colaboração com o WHC, o ICOMOS e o IUCN.

A versão em português desta obra foi priorizada pelo Centro Lucio Costa (CLC) / IPHAN como parte da estratégia de sua consolidação como um centro de referência voltado para o desenvolvimento de um conjunto de atividades de formação – pesquisa, capacitação e difusão –, que promove a qualificação de profissionais e o compartilhamento do conhecimento produzido entre os países do Hemisfério Sul e com os parceiros da UNESCO.

Título original: Managing world cultural heritage

Brasília: UNESCO, Centro Lúcio Costa/Iphan, 2016. 162 p. il.

ISBN: 978-85-7652-207-2

Download gratuito:

 




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página