26.06.2012 -

Promovendo a contribuição das mulheres no avanço da ciência para o desenvolvimento sustentável

© UNESCO Panel, Women in Science for Sustainable Development, Rio de Janeiro

Mulheres líderes cientistas expressaram o papel crucial que as cientistas podem exercer no desenvolvimento sustentável durante as negociações da Rio+20.

O evento paralelo incluiu uma mesa-redonda de discussões sobre esse assunto, com várias mulheres cientistas líderes compartilhando informações e experiências sobre seus trabalhos e desenvolvimento de carreiras. Dentre os participantes, incluíram-se três vencedoras do prêmio UNESCO-L’Oréal (da Índia, das Ilhas Maurício e do Brasil), bem como parceiros brasileiros e importantes representantes internacionais e regionais de redes ativas, que contribuem para o envolvimento das mulheres na ciência. Esse debate foi moderado por uma jornalista especializada em questões científicas e ambientais.

Sonia Bahri, da UNESCO, disse que a ciência combinada com a igualdade de gênero poderá ajudar no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. “Se o desenvolvimento sustentável necessita da ciência – e todos nós concordamos com isso –, talvez isso não tenha sido destacado o suficiente nesses três dias de conferência”, disse Bahri.

O evento estimulou debates sobre o papel das mulheres cientistas na contribuição com soluções viáveis para o bem-estar humano, para a inclusão social e para a sustentabilidade do meio ambiente. Depois da projeção de um vídeo sobre o Prêmio L’Oréal/UNESCO, como exemplo de sucesso na iniciativa pública/privada global na promoção de mulheres cientistas e no incentivo a jovens mulheres para escolher carreiras científicas, os debates enfocaram a importância de se combater os estereótipos discriminatórios relativos a gênero, concernentes à ciência e à contribuição de mulheres pesquisadoras na matéria desenvolvimento sustentável.

A reunião contou com a presença de cerca de 200 pessoas, incluindo formadores de políticas, ONGs, representantes do setor privado, professores e estudantes. O evento aconteceu durante o Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável, no Rio de Janeiro, em 13 de junho de 2012.

Links relacionados:




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página