16.08.2013 - UNESCO Office in Brasilia

Currículo integrado para o ensino médio: das normas à prática transformadora (somente em pdf)

© UNESCO

Os protótipos curriculares para o ensino médio e o ensino médio integrado à educação profissional são uma matriz referencial produzida pela UNESCO, com o apoio do Ministério da Educação, com o objetivo de que o currículo dessa etapa da educação cumpra com o que determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Tal lei prevê para essa etapa da educação básica a garantia e a consolidação das aprendizagens necessárias ao desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e práticas de trabalho e sociais.

O documento é um passo importante na promoção do debate e na formulação de políticas públicas de enfrentamento dos desafios da promoção de um ensino médio inclusivo e de qualidade, de forma a alcançar a formação humana e integral da juventude brasileira. Com isso, contribui para a preparação dos estudantes para a cidadania, promovendo o aprimoramento dos valores humanos e das relações pessoais e comunitárias.  

A construção dos protótipos é fruto de cerca de uma década de estudos e debates realizados pela UNESCO sobre o ensino médio, em conjunto com atores sociais como governos, gestores da educação e professores.

Organizadoras: Regattieri, Marilza; Castro, Jane Margareth

Brasília: UNESCO, 2013. 458 p.

ISBN: 978-85-7652-181-5

Downloads gratuitos:




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página