09.05.2019 - UNESCO Office in Brasilia

Publicação apresenta os desafios da formação de docentes no Brasil

A Representação no Brasil da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), a FCC (Fundação Carlos Chagas) e a Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente lançam, nesta quinta-feira (09/05/2019), às 9h, a publicação "Professores do Brasil: novos cenários de formação. O lançamento acontecerá no auditório Prof. Dr. Ângelo Barone Netto da Fundação Carlos Chagas, em São Paulo.

A abertura do evento será feita pela Coordenadora de Educação da UNESCO no Brasil, Rebeca Otero, e pela Diretora-Vice-Presidente Operacional da FCC e Coordenadora da Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente, Lúcia Villas Bôas. Na sequência, as principais conclusões da publicação serão apresentados pelas autoras Bernardete Angelina Gatti, Elba Siqueira de Sá Barretto, Marli Eliza Dalmazo Afonso de André e Patrícia Cristina Albieri de Almeida.

Sobre a publicação "Professores do Brasil: novos cenários de formação"

Nos últimos dez anos, várias instituições buscaram aprimorar seus cursos de formação e o país, seus estados e seus municípios passaram por várias alterações nas políticas públicas educacionais, como o novo Plano Nacional de Educação (PNE) e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Os novos instrumentos acabam impactando também a formação docente. Diante desse contexto, a publicação Professores do Brasil aborda o cenário atual da formação inicial e continuada dos professores brasileiros, analisando legislações, normas, orientações, ações políticas, dados educacionais, políticas docentes, formações inicial e continuada, dados da educação básica e da docência nesse nível educacional, perfil dos estudantes de licenciatura e dos formadores de professores.

Durante o lançamento serão apresentadas algumas das mudanças que ocorreram no perfil dos licenciandos; desafios semelhantes e distintos enfrentados por instituições públicas e privadas na formação inicial docente; o papel do FIES no financiamento do ensino superior; a ociosidade e evasão nos cursos de licenciaturas e de Pedagogia, entre outros.

A perspectiva histórica e os dados levantados e analisados mostram enormes desafios adiante e reforçam a convicção de que o país precisa urgentemente de avanços importantes em relação às políticas voltadas aos docentes. A ideia é refletir sobre esses desafios e apontar possíveis caminhos para a superação de situações que merecem atuação especial.

Informações para a imprensa:

• UNESCO no Brasil
Ana Lúcia Guimarães, a.guimaraes@unesco.org, (61)2106-3536 ou (61)99966-3287
Fabiana Pullen, f.sousa@unesco.org, (61)2106-3596 ou (61)99848-8971


• Fundação Carlos Chagas
Elisangela Fernandes, esilva@fcc.org.br, (11) 3723-3000 r. 3151 ou (11) 97266-5389

 

 

 

 




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página