07.02.2018 - UNESCO Office in Brasilia

Rádio e esportes - Mensagem da UNESCO para o Dia Mundial do Rádio 2018

Mensagem de Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Mundial do Rádio, 13 de fevereiro de 2018

Em 2018, a UNESCO está dedicando o Dia Mundial do Rádio ao tema “rádio e esportes”. 

O rádio é um poderoso meio para transmitir o entusiasmo dos eventos esportivos. É também um meio de transmitir os valores do jogo limpo, do trabalho em equipe e da equidade no esporte. 

O rádio pode ajudar a combater o racismo e os estereótipos xenófobos que são, infelizmente, expressos dentro e fora do campo. Ele permite a transmissão de uma enorme variedade de esportes tradicionais, muito além das equipes de elite. Permite ainda a oportunidade de estimular a diversidade como uma força de diálogo e tolerância. 

A luta pela igualdade de gênero é central nesse esforço. De acordo com o relatório do Projeto Global de Monitoramento de Mídia, apoiado pela UNESCO, apenas 4% do conteúdo esportivo na mídia são dedicados aos esportes com participação feminina. Apenas 12% das notícias esportivas são apresentadas por mulheres. A UNESCO está trabalhando para promover a cobertura dos esportes com participação das mulheres, a combater a discriminação de gênero nas ondas de rádio e a promover oportunidades iguais na mídia esportiva. A tarefa é imensa. 

 

No Dia Mundial do Rádio, que possamos nos mobilizar para fazer do rádio uma mídia cada vez mais independente e plural. Que nos unamos para celebrar o potencial do rádio esportivo na promoção do desenvolvimento e da paz.

 

 




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página