21.10.2013 - UNESCO Office in Brasilia

Conscientizar a população em relação ao descarte de resíduos é objetivo do Limpa Brasil, no dia 26/10/2013, em Brasília

O Limpa Brasil - Let's do it! (www.limpabrasil.org) é um movimento de cidadania e cuidado com o meio ambiente que pretende incentivar a reflexão para a mudança de atitude do cidadão brasileiro em relação ao hábito de jogar lixo fora do lixo. O Let’s do it! foi indicado ao Prêmio 2013 das Nações Unidas na categoria Direitos Humanos pela iniciativa cívica de limpeza global para alcançar um mundo mais limpo, realizada em 100 países com a ajuda de 8 milhões de voluntários. O resultado será divulgado no dia 10 de dezembro na sede da ONU.

No próximo dia 26 de outubro, sábado, o Limpa Brasil – Let’s do it! convida Brasília para exercer sua cidadania participando  de um grande mutirão de recolhimento de material reciclável que acontecerá, das 8 da manhã ás 13 horas, em 58 lugares da cidade, sendo 41 escolas, 12 parques e 5 estações de metrô ( veja a lista com todos os pontos abaixo e em www.limpabrasil.org).

Os interessados podem participar de duas formas: entregando o material reciclável de sua casa em qualquer ponto de entrega ou retirando num desses pontos um kit contendo um saco de 100 litros e luva para coletar o material reciclável que estiver descartado incorretamente, no local de sua preferência. Os materiais recicláveis recolhidos serão doados às cooperativas de catadores de Brasília.

Nos anos de 2011-2012 no Brasil, ações em 16 cidades foram realizadas, com foco na educação e com a cooperação da UNESCO. O resultado foi a participação de mais de 117 mil voluntários, a capacitação em escolas de mais de 18 mil professores e coordenadores de escolas públicas e o recolhimento de 1,2 mil toneladas de material reciclado doado às cooperativas de material reciclado gerando trabalho e renda para centenas de famílias.

O movimento conta ainda com o patrocínio nacional da Avianca,  o patrocínio local da Secretaria de Cultura – GDF, Banco de Brasília, Caesb, Instituto Bancorbrás, Sindigraf DF, o apoio nacional do Ministério do Meio Ambiente, TV Globo, Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável, com a parceria nacional do Neurobusiness, A Rede ( Associação de catadores de materiais recicláveis), Atitude Capital Humano, Escoteiros do Brasil, o  apoio local da Secretaria de Educação, Ibram, SLU, Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Saúde, Coordenadoria das Cidades, Metro,Movimento Calango, Sustentare, e a cooperação da UNESCO.


O show

E para celebrar as diversas atividades da ação do Limpa Brasil – Let’s do it!, haverá um show gratuito,com palco coberto, ás 17 horas, na Esplanada dos Ministérios – Museu da República com a Orquestra Sinfônica Brasileira, Banda Amanita, Lenine e Monobloco. Tendo como mote o slogan “Eu reciclo. E você?”, a proposta é que os artistas cobrem dos espectadores a limpeza do espaço, propondo que cada um se responsabilize pelos resíduos que produzir e, portanto, realizando uma inovadora ação de conscientização .
17:00 – Orquestra Sinfônica Brasileira –  concerto com sucessos da músicla clássica e popular.

18:00 – Lenine – The Bridge - Comemorando 30 anos de carreira, Lenine se une ao maestro holandês Martin Fondse e sua moderna orquestra para turnê pelo Brasil.

Um dos marcos da relação histórica entre Brasil e Holanda é a ponte Maurício de Nassau, em Recife, uma réplica perfeita de uma ponte sobre o Amstel, em Amsterdã. Esta foi a deixa para a criação do show “The Bridge” (A Ponte), que vai reunir o cantor brasileiro Lenine e a orquestra do maestro holandês Martin Fondse.

A Martin Fondse Orchestra, antiga Starvinsky Orkestar, combina instrumentos de orquestra clássica - clarinete e cordas - com Jazzband - trompete, percussão e saxofone. Inspirado pelas obras de Duke Ellington, Gil Evans ou Björk, sua música tem raízes no jazz, com elementos de música de cinema, pop e clássica. Em seus espetáculos, improvisação e composição se fundem de uma forma suave e inovadora.

19:30 – Amanita - Rock no palco e interação com o público – assim pode ser definido o show da banda brasiliense Amanita. Com forte conteúdo autoral, a banda alia qualidade sonora a impacto visual com performance que envolve e motiva o público. O grupo lança, em 2013, seu novo CD, Ambiental Rock.  O novo trabalho traz letras que levam reflexão sobre as atitudes do homem em relação à natureza e possíveis consequências futuras de uma má utilização dos recursos naturais.  

20:30 – Monobloco - Na voz dos cantores Pedro Luís, Fábio Allman, Renato Biguli, Alexandre Momo e Pedro Quental, o repertório eclético vai das marchinhas tradicionais de João Roberto Kelly ao samba de Cartola e Clara Nunes, passando pelo forró de Luiz Gonzaga, até canções de Paralamas do Sucesso, O Rappa e Cidade Negra. Nos shows, o Monobloco leva músicas como “Samba de Arerê”, de Arlindo Cruz, Xande de Pilares e Mauro Júnior, “Eu Também Quero Beijar”, de Pepeu Gomes, “Do Seu Lado”, de Nando Reis, e "Girassol”, de Pedro Luís e Cidade Negra, entre outros. Mas a mistura inusitada não se limita apenas à variedade musical. Na bateria ela
também acontece com a presença de um baixo e uma guitarra em meio aos
tradicionais instrumentos de escola de samba: cavaco, repique, tamborim,
chocalho, surdo e agogô.

Sobre a Atitude Brasil

A Atitude Brasil é uma empresa de comunicação social, cultural e ambiental, especializada no desenvolvimento de programas e projetos com foco nos princípios da sustentabilidade e na democratização do conhecimento. Criada em 2005, a organização é responsável pela concepção e realização do Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade e pela organização do projeto ‘Limpa Brasil Let´s do it!’, programa que visa mobilizar a população para a limpeza das principais cidades do Brasil e conscientizar a sociedade em relação ao tratamento e descarte correto dos resíduos sólidos.


Informações para a imprensa
Limpa Brasil - Márcia Soares
(21) 8897-3664  marcia(at)marciasoares.com.br


RELAÇÃO DOS PONTOS DE ENTREGA DE MATERIAIS RECICLÁVEIS

Escolas Públicas Municipais
Brazlândia

Escola Classe 08 - PIQ 04 Lote 01 Setor Veredas
Centro de Ensino Especial 01 - EQ 24 Lote A Setor Norte

Ceilândia
Escola Classe 27 - EQNN 07/09
CEF 32 - EQ 500/700 Pôr do Sol
CEF 26 - EQNO 05/07(antiga EC 30)
CEF 10 - EQNN/25 AE
Escola Classe 65 - QNR 02 AE 04

Gama
Escola Classe Córrego Barreiro - BR 060 DF 180 Km 08
CEM 03 - EQ 05/11 AE F Setor Sul
CEF 03 - EQ 6/11 AE Setor Leste

Guará
CED 01 - EQ 34/36 AE B
EC 02 da Estrutural - Q 03 conjunto A A/E nº 6  CID
CEF 08 - EQ 13/15 AE

Núcleo Bandeirante
Centro de Infantil 1 do Riacho Fundo - QN 7 AE RF 1
Centro de Ensino Fundamental Telebrasília - QN 01 Praça Central Lt 02

Paranoá
CEF 01 do Paranoá - Qd 03 AE 06
CEF Doutora Zilda Arns - Qd 04 Conjunto A AE
CED do PAD/DF - BR 251Km 07 PAD DF

Planaltina
Escola Classe 13 - Qd 07 AE 01
CEF São José - DF 250 NR S. José (Rural)

Plano Piloto/Cruzeiro
CEM Setor Leste - SGAS 611/612 Conjunto E
CEF 04 de Brasília - SQS 113
EC 05 do Cruzeiro - SHCES EQ 201/203 Lote 01

Recanto das Emas
CEF 115 - Qd 113 conjunto 08 AE 1
CEF 801 - Qd 801 AE

São Sebastião
CEF Cerâmica São Paulo - R 01 Lt 101 Bairro S. Paulo

Samambaia
EC 410 - QN 410 AE 01

Santa Maria
EC 100 - QR 100 Conj.”T” AE 01
CEF 418 - EQ 417/418 – 517/518 Lote 01

Sobradinho
Escola Classe Brochado da Rocha - BR 020 Acampamento DVO
EC Sonhem de Cima - DF 330 Leste PA Contagem
CED 03 de Sobradinho - QR – AE 05
CED 04 de Sobradinho - QR 15 AE 02
EC Olhos D’Água - BR 020 CH Olhos D’água

Taguatinga
EC 11 de Taguatinga Sul - QSE 12/14 AE Vila Dimas
CEF 16 de Taguatinga Norte - QNL 22
CEF 19 de Taguatinga Norte - QNL 10/12 Área Especial
Centro de Ensino Fundamental 17 - EQNM 38/40 Lote A M Norte
CEF Vila Areal - QS 6 430B Área Especial

Parques
Parque Ecológico Burle Max (Ecológico Norte)
Parque de uso múltiplo do Lago Norte - RA Lago Norte
Parque Ecológico e de uso múltiplo Olhos D’Água - Asa Norte
Parque Jequitibás - Sobradinho
Parque da Cidade Sarah Kubitschek – Eixo Monumental Sul
Parque Ecológico da Ermida Dom Bosco - Lago Sul
Parque Ecológico Bernardo Sayão (Ecológico do Rasgado) – Lago Sul
Parque de uso múltiplo da Asa Sul
Parque Urbano Bosque do Sudoeste
Parque Três Meninas - Samambaia
Parque de uso múltiplo Vila Planalto – Vila Planalto
Parque de uso múltiplo Taguaparque - Taquatinga

Estações de Metrô
Central
Galeria
Shopping
Feira
Praça do Relógio.




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página