05.05.2017 - UNESCO Office in Brasilia

Recomendação sobre Aprendizagem e Educação de Adultos, 2015

© UNESCO

Esta Recomendação foi aprovada na 38º Sessão da Conferência Geral da UNESCO, em novembro de 2015. Ela apoia o Marco de

Ação da Educação 2030, reflete tendências globais e orientará a transformação e a expansão de oportunidades de aprendizagem equitativas para jovens e adultos.É o documento mais atualizado e abrangente para tomadores de decisão no campo político, pesquisadores, profissionais do governo e de organizações da sociedade civil e outras partes interessadas.

A Recomendação de 2015 traz uma abordagem abrangente e sistemática da AEA, bem como define três domínios-chave de aprendizagem e habilidades: alfabetização e habilidades básicas, educação contínua e habilidades profissionais, assim como educação liberal, popular

e comunitária e habilidades cidadãs. Ela também descreve cinco áreas transversais de ação: política pública, governança, financiamento, participação, inclusão e equidade, e qualidade. Essas áreas de ação já foram apresentadas à comunidade internacional com o Marco de Ação de Belém, adotado na CONFINTEA, em 2009, como um meio de guiar os Estados-membros na promoção de melhorias na AEA. Essa abordagem integrada e consistente da AEA ajudará os Estados-membros a aprimorar essa oferta de educação com vistas a assegurar uma educação de qualidade, equitativa e inclusiva, assim como promover oportunidade de aprendizagens ao longo da vida para todos (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4).

Brasília: UNESCO, 2017.

Título original: Recommendation on Adult Learning and Education, 2015, publicada pelo UIL em 2016.

Download gratuito (PDF):




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página