25.05.2015 - UNESCO Office in Brasilia

Contagem regressiva nas inscrições para o 10º Prêmio L’Oréal/UNESCO/ABC Para Mulheres na Ciência

Sete pesquisadoras brasileiras serão selecionadas e receberão bolsa-auxilio de US$ 20 mil cada.

 

É cientista? Conhece alguma? As inscrições vão até 31 de maio.

Rio de Janeiro, maio de 2015 – Cientistas de todo o Brasil têm até o dia 31 de maio para inscrever seus projetos no prêmio L’Oréal/UNESCO/ABC Para Mulheres na Ciência. As pesquisadoras devem efetuar sua inscrição no site criado especialmente para os 10 anos do programa: www.paramulheresnaciencia.com.br. O espaço traz informações sobre as histórias das vencedoras, curiosidades sobre o prêmio e o regulamento para as inscrições.

A L’Oréal Brasil acredita que a Ciência é a chave para solucionar os enormes desafios do mundo atual e mudá-lo para melhor e, por isso, firmou há 10 anos esta parceria com a UNESCO e com a Academia Brasileira de Ciências (ABC) no país. Nela, sete pesquisadoras são premiadas pela qualidade e pelo potencial de suas pesquisas desenvolvidas em instituições brasileiras com uma bolsa-auxílio de US$ 20 mil (convertidos em reais), para cada uma. Em 2014, mais de 300 projetos foram inscritos. A revelação das vencedoras da 10ª edição será em agosto e a cerimônia de premiação, outubro. Mais detalhes sobre o regulamento no link http://goo.gl/XlZT2v.

Prêmio valoriza as mulheres e a pesquisa científica no Brasil

Em uma década, o Prêmio L’Oréal/UNESCO/ABC Para Mulheres na Ciência acompanhou e ajudou a promover o avanço científico de mulheres pesquisadoras em vários estágios de suas carreiras. Também favoreceu o equilíbrio dos gêneros no cenário brasileiro e incentivou a entrada de mais jovens #mulheresnaciência.

Nessa reta final das inscrições do prêmio L’Oréal/UNESCO/ABC Para Mulheres na Ciência, foi lançado no Twitter do programa (https://twitter.com/mulhernaciencia) a campanha “Convite das vencedoras”. As Fellows e Laureadas reconhecidas em edições anteriores do programa Nacional e Internacional falam da importância do prêmio e convidam novas cientistas a inscreverem os seus projetos.

O primeiro vídeo-convite veio da astrofísica Thaisa Bergmann. Ela foi a representante da América Latina premiada este ano na edição internacional L’Oréal/UNESCO For Women in Science. Thaisa é a sexta cientista brasileira a receber esse reconhecimento em Paris. A campanha vai até o fim de maio e conta com o convite inspirador dessas mulheres.

Para o aniversário de 10 anos do prêmio no país, também estão sendo realizados seminários e palestras em universidades e museus brasileiros, com a participação das vencedoras de anos anteriores. Essas mesas-redondas têm o objetivo de discutir a ciência no Brasil e a participação feminina na área, trazendo para o debate a necessidade de mais investimentos em pesquisa e a busca por um equilíbrio de gêneros na carreira científica.

Agenda das mesas-redondas:
Dia 13 de maio – UFF – Niterói
Onde: Casa da Descoberta – UFF
Horário: 16h às 18h

Dia 21 de maio - Goiás
Onde: Universidade Federal de Goiás
Horário: 09h às 11h

Dia 29 de maio – RJ – Duque de Caxias
Onde: Museu Ciência e Vida – Duque de Caxias
Horário: 14h às 16h

Dia 09 de junho -  Rio de Janeiro - UFRJ
Onde:  Ilha do Fundão
Horário: 13h às 16h

Dia 24 de junho – Rio Grande do Sul - UFRGS 
Onde: a confirmar
Horário: de 14h às 17h

Veja outras histórias e curiosidades em www.paramulheresnaciencia.com.br

Há 10 anos, o L’Oréal/UNESCO/ABC Para Mulheres na Ciência ajuda a construir histórias.
Há 10 anos, a L’Oréal inspira e motiva as mulheres de hoje a transformarem o mundo de amanhã.

#mulheresnaciência

@mulhernaciencia

facebook.com/lorealbrasil

youtube.com/brasilloreal

Sobre o For Women in Science


Lançado em 1998, o L’Oréal/UNESCO For Women in Science, foi o primeiro prêmio dedicado às cientistas mulheres em todo o mundo. A cada ano, cinco notáveis pesquisadoras, uma por continente, são laureadas no programa. Em 17 anos, 87 cientistas de diferentes continentes, incluindo duas que foram depois vencedoras do Prêmio Nobel, foram premiadas em cerimônias que acontecem anualmente, na França, em março.

Com a escolha de Thaisa Bergmann na edição deste ano, seis brasileiras já incluíram seus nomes no time de estrelas da ciência do prêmio internacional: Mayana Zatz (Genética - USP), em 2001; Lucia Previato (Microbiologia - UFRJ), em 2004; Belita Koiller (Física - UFRJ), em 2005; Beatriz Barbuy (Astrofísica - USP), em 2009; e Marcia Barbosa (Física - UFRGS), em 2013. 

Além do reconhecimento às grandes cientistas mundiais, o programa, em seus desdobramentos internacional e regionais, já incentivou mais de 2.250 mulheres de 110 diferentes países a darem continuidade às suas carreiras e seus importantes projetos de pesquisa. No Brasil, o Prêmio L’Oréal/UNESCO/ABC Para Mulheres na Ciência comemora em 2015 dez anos e já premiou 61 cientistas.

Contatos para a imprensa para fotos e mais informa IMPRENSA PARA FOTOS E MAIS INFORMAÇÕES:

Approach Comunicação Integrada – Assessoria de Imprensa L´Oréal Brasil
Heda Wenzel - heda.wenzel(at)approach.com.br , (21) 3461-4616 r. 114
Leonardo Aguilar - leonardo(at)approach.com.br , (21) 3461-4616 r. 143

L’Oréal Brasil
Camila Lopes – CSLOPES(at)br.loreal.com, (21) 2131-6236

UNESCO no Brasil
Ana Lúcia Guimarães – a.guimaraes(at)unesco.org, (61) 2106-3536
Demétrio Weber – d.weber(at)unesco.org, (61) 2106-3538

ABC
Clarice de Oliveira Cudischevitch - coliveira(at)abc.org.br (21) 3907-8129




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página