26.06.2012 - UNESCO Office in Brasilia

Rio+20 reconhece o papel-chave da educação

© UNESCO - Educação de mulheres adultas em Moçambique, África

Os resultados da Conferência Rio+20, nas palavras do secretário-geral da ONU Ban Ki-moon, “são uma sólida fundação para o bem-estar social, econômico e ambiental”. O papel crucial da educação, em particular a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) é sublinhado da seguinte maneira:

“Resolvemo-nos a promover a educação para o desenvolvimento sustentável e integrar mais ativamente o desenvolvimento sustentável na educação para além da Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.”
Essa e outras referências à educação refletem as prioridades da UNESCO, com um claro chamado à continuação da EDS para além de 2014, quando a Década das Nações Unidas termina.

Embora muitos tenham sentido que os resultados não tiveram alcance suficiente, a educação foi mencionada frequentemente como uma importante área do desenvolvimento sustentável. A liderança da UNESCO em educação geral e na EDS em particular foi largamente reconhecida por interessados como Jeffrey Sachs, diretor do The Earth Institute na Universidade da Columbia, durante o bem-sucedido evento paralelo de EDS Educando para um Futuro Sustentável (Educating for a Sustainable Future), que teve alta taxa de comparecimento.  O último relatório da UNESCO sobre a Década das Nações Unidas de EDS despertou considerável interesse.

Adicionalmente, a mensagem da Organização foi compartilhada com sucesso no evento paralelo sobre a Higher Education Initiative for Sustainable Development (Iniciativa de Educação Superior para o Desenvolvimento Sustentável) na qual a UNESCO fez parceria com o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU (DAES), o Global Compact Secretariat, a Universidade das Nações Unidas (UNU), o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e outras. Grande parte das 700 contribuições para a promoção do desenvolvimento sustentável (na faixa de $513 bilhões ou €410 bilhões), veio dessa iniciativa.

A educação mostrou-se forte desde o início. Durante os Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável, organizado às vésperas da conferência, três das 10 ações mais votadas pelas partes interessadas – num total de 100 – são relacionadas à educação. O trabalho de EDS da UNESCO também foi compartilhado num evento paralelo conduzido pela UNICEF com parcerias com partes interessadas diversas.

A UNESCO continuará a assegurar que a EDS seja levada em conta no esboço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Sustainable Development Goals) lançados no Rio, assim como nas discussões gerais pós-2015 sobre objetivos internacionais de desenvolvimento.




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página