20.11.2013 - UNESCOPRESS

A ciência a serviço do desenvolvimento sustentável é o tema do Fórum Mundial de Ciência, no Rio

A sexta edição do Fórum Mundial de Ciência acontecerá no Rio de Janeiro, Brasil, de 24 a 27 de novembro. Espaço para a reflexão sobre os desafios da ciência, este ano o Fórum tem como tema "A ciência para um desenvolvimento sustentável mundial".

O Fórum será aberto pela presidente do Brasil, Dilma Rousseff, pela diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, e pelo presidente da Hungria, János Ader. Na sequência da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, que aconteceu no Rio em junho de 2012 (Rio +20), os participantes vão se concentrar, particularmente, no papel fundamental da ciência na inovação, nas relações entre políticas científicas e governança e ainda no ensino da engenharia e na integridade científica. A UNESCO também coorganizará sessões temáticas sobre água, redução de riscos de catástrofes naturais, oceanos e ainda sobre jovens pesquisadores.

No dia 24 acontecerá também a cerimônia de entrega do Prêmio Sultão Qabus pela Preservação do Meio Ambiente 2013, que visa a retribuir as contribuições excepcionais ligadas à gestão ou à preservação do meio ambiente. O Prêmio é concedido a cada dois anos. Na ocasião, também será entregue o Prêmio Kalinga de Divulgação Científica que recompensa, a cada dois anos, uma atuação de destaque referente à difusão de trabalhos científicos ou tecnológicos junto ao grande público.

Organizado pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) em parceria com a Academia de Ciências da Hungria, a UNESCO, o Conselho Internacional para a Ciência (ICSU), o Conselho Consultivo das Academias Europeias de Ciências (EASAC, em inglês) e a Associação Americana pelo Avanço da Ciência (AAAS, em inglês), o Fórum é uma plataforma de discussões que reúne, de dois em dois anos, cientistas, tomadores de decisão, organizações não governamentais, instituições educativas, organizações de pesquisa e jornalistas científicos.

O Fórum Mundial de Ciência foi criado na sequência da Conferência Mundial sobre a Ciência, organizada em 1999 em Budapeste, pela UNESCO e pelo ICSU. De 2003 a 2011, a reunião aconteceu na capital da Hungria. A partir deste ano, ela será organizada uma vez a cada dois anos em um país diferente.
 
Mais informações no site do Fórum (em inglês): www.sciforum.hu

                                               ****

Contatos para a Imprensa:
UNESCO no Brasil, Unidade de Comunicação, Informação Pública e Publicações
Ana Lúcia Guimarães, 55-61-2106 3536, 55-61-9966 3287, a.guimaraes(at)unesco.org

Na sede da UNESCO, Serviço de Imprensa:
Agnès Bardon, 33-(0)-1-45 68 17 64, a.bardon(at)unesco.org

 

 




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página