07.12.2012 - UNESCO Office in Brasilia

Salvador sedia 4º Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciência 2013

A cerimônia de abertura do 4º Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciência 2013 aconteceu na noite de 5 de dezembro, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), em Salvador.

A mesa solene foi composta pelo Acadêmico Jailson Bittencourt, coordenador do Encontro em Salvador; o secretário-executivo do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luiz Antonio Elias; a reitora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Dora Leal; a Acadêmica Helena Nader, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Roberto Santos, presidente da Academia de Ciências da Bahia; e Roberto Paulo Lopes, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

Bittencourt explicou o processo de escolha do Rio de Janeiro como sede do próximo Fórum Mundial de Ciência, criado em 2000 pela Academia de Ciências da Hungria e realizado de dois em dois anos naquele país desde então. Em 2010, a Academia Brasileira de Ciências e o governo brasileiro propuseram uma alternância entre a Hungria e outros países para a realização do Fórum, e ofereceram o Rio de janeiro para sediar a primeira edição fora da Hungria, o que foi aceito e ocorrerá em 2013. O Acadêmico citou os diferentes temas dos Encontros Preparatórios anteriores - realizados em São Paulo, Belo Horizonte e Manaus -, destacando o foco escolhido para o Encontro de Salvador: energia com sustentabilidade.




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página