22.07.2013 - UNESCO Office in Brasilia

SESI, UNESCO e BID iniciam a construção de projeto inédito de Educação Livre

A primeira apresentação pública do projeto Educação Livre: Aprendizagem Digital para o Mundo do Trabalho, voltada para acadêmicos e especialistas em educação livre e alfabetização midiática e informacional, aconteceu na sexta-feira passada, dia 12/07/2013, no escritório da UNESCO no Brasil, em Brasília.

O projeto tem por objetivo criar um centro de conhecimento virtual de qualidade, usando ferramentas em ambiente digital e em rede, que estimule a educação livre e que seja aberto a todos os interessados. Porém, foi definido como público alvo do projeto o jovem entre 15 e 27 anos, em especial o que não estuda nem trabalha, e sua inserção produtiva na sociedade. O projeto foi elaborado em parceria entre o SESI, a UNESCO no Brasil e o Banco Interamericano de Desenvolvimento-BID e tem forte componente de inovação especialmente no barateamento do acesso à informação e na multiplicação infinita do conhecimento.

O primeiro edital do projeto, publicado esta semana em grandes jornais de circulação nacional (de SP e Brasília) e no site da UNESCO no Brasil, buscará candidatos especialistas para a elaboração do documento referencial teórico-metodológico visando a implantação do projeto Educação Livre. As inscrições poderão ser feitas até o dia 23 de julho de 2013. Conheça o edital do PROJETO 570BRZ5003 - Edital 03/2013, em http://app2.brasilia.unesco.org/vagasubo/index.php?option=com_phocadownload&view=category&id=1&Itemid=5 ).

Na reunião realizada na UNESCO também foi apresentada a publicação Alfabetização Midiática e Informacional, produzida pela UNESCO e recentemente traduzida para o português pelo escritório da Organização no Brasil. O livro apresenta um currículo de alfabetização midiática e informacional para a formação de professores. Trata-se de um conteúdo pioneiro por dois motivos. Primeiro porque apresenta um olhar voltado ao futuro, partindo das atuais tendências de convergência entre o rádio, a televisão, a internet, os jornais, os livros, os arquivos digitais e as bibliotecas rumo a uma única plataforma. E em segundo porque está direcionado aos professores e a integração do assunto no sistema formal de educação, com potencial para capacitar milhões de jovens em todo o mundo.

A publicação tem acesso aberto por meio do site da UNESCO. Veja em:  http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/media_information_literacy_curriculum_for_teachers_in_portuguese_pdf_only/

Informações:

Assessoria de Comunicação - UNESCO no Brasil
Ana Lúcia Guimarães
Fones (61) 2106 3536 e 2106 3535
E-mail: a.guimaraes(at)unesco.org




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página