12.12.2013 - UNESCO Office in Brasilia

Sexta edição da Escola Regional MOST/UNESCO acontece em Brasília

Começa na próxima sexta-feira, 13/12, e segue até dia 18, a edição brasileira da Escola Regional MOST/UNESCO a ser realizada no Hotel Nacional, em Brasília. MOST é o Programa Gestão das Transformações Sociais da UNESCO. O objetivo do encontro é promover o debate, a análise e, sobretudo, o intercâmbio de conhecimentos sobre as estratégias de participação e desenvolvimento social da juventude, além das políticas públicas voltadas para este segmento na América Latina e Caribe. A sessão de abertura e as atividades que acontecem pela manhã são abertas ao público. As discussões serão transmitidas online, por meio da plataforma virtual interativo chamado Participatório - Observatório Participativo da Juventude.


A Escola Regional MOST/UNESCO espera contribuir para o estabelecimento de novas redes de colaboração entre os países, já que envolve pesquisadores de referência na temática da juventude. Além disso, vai proporcionar o diálogo, com ênfase nas estratégias de participação desses jovens e na troca de experiências. Buscam-se alternativas criativas e éticas aos desafios da integração entre os países da região e maneiras de tornar as particularidades regionais visíveis. 

O Brasil foi escolhido para sediar a sexta edição do encontro, entre outros, devido ao trabalho da Secretaria Nacional de Juventude, ligada à Secretaria Geral da Presidência da República do Brasil. Considerou-se que o país avançou na formulação, articulação e execução de políticas públicas de juventude, bem como no fortalecimento da temática em âmbito internacional. A edição brasileira inova ao incluir a presença de lideranças juvenis de movimentos e organizações sociais.

O curso oferecido pela Escola MOST para a América Latina e o Caribe busca um diálogo entre pesquisadores, jovens lideranças e gestores públicos nos temas de participação social, desenvolvimento social e políticas públicas de juventude. A metodologia do encontro prevê espaços de reflexão que possibilitam diferentes enfoques sobre um mesmo tema como conferência, seminário, oficina, relato de experiência, entre outros. Durante todos os dias, as discussões poderão ser acompanhadas por meio do Observatório Participativo da Juventude.

As sessões da manhã são abertas ao público e os encontros da tarde são fechados para um grupo, selecionado por edital público, de pesquisadores, doutores, mestres e especialistas da sociedade civil na temática da juventude.  

Os textos utilizados no curso serão disponibilizados com antecedência no espaço do Curso da Escola MOST no Núcleo de Estudos e Pesquisas do Participatório. Os resultados das oficinas e debates serão sistematizados e organizados em artigos em uma futura publicação. Dessa forma, procura-se ampliar os espaços de construção colaborativa de conhecimento sobre os temas e de sua divulgação.

A mesa de abertura conta com a presença de representantes das instituições; UNESCO no Brasil, Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO), Organização Ibero-americana de Juventude (OIJ) e Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), da Secretaria Geral da Presidência da República do Brasil.

Mais informações:
Ana Lúcia Guimarães, + 55 (61) 2106-3536, a.guimaraes(at)unesco.org
Roberta Pinheiro, + 55 (61) 2106-3538, roberta.pinheiro(at)unesco.org.br




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página