10.09.2013 - UNESCO Office in Brasilia

“Parem com a destruição!”, pede a diretora-geral da UNESCO

Especialistas se reúnem para coordenar ações para salvaguardar o patrimônio cultural sírio

A diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, apelou a todas as partes envolvidas no conflito da Síria para que protejam o patrimônio cultural do país e tomem todas as medidas possíveis para evitar uma destruição ainda maior. A declaração da diretora-geral foi feita hoje, após um encontro de especialistas na Sede da Organização para analisar um plano de ação com o objetivo de prevenir mais perdas e reparar os danos, onde e quando for possível.

“A UNESCO está determinada a usar seus conhecimentos especializados e suas redes de contatos para ajudar o povo sírio a preservar seu excepcional patrimônio cultural”, afirmou a diretora-geral. “O ato de proteger o patrimônio é inseparável da proteção às pessoas, porque o patrimônio consagra os valores e as identidades de um povo”. 

“Nós soubemos hoje dos sérios danos que já foram infligidos sobre o patrimônio sírio. A destruição de sítios como o histórico mercado (‘souk’, em árabe) em Aleppo foi manchete ao redor do mundo, refletindo claramente a preocupação e o pesar das pessoas em todos os lugares”.   

“Eu clamo a todas as partes envolvidas para que tomem todas as precauções necessárias para cessar a destruição do patrimônio cultural da Síria, que inclui alguns dos mais valiosos sítios do mundo”.

Leia mais informações em inglês e assista à mensagem da diretora-geral da UNESCO sobre o assunto aqui.”




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página