14.06.2013 - UNESCOPRESS

Estudantes da Universidade de São Paulo, Brasil, vencem o concurso mundial da Airbus “Fly Your Ideas”

© AIRBUS S.A.S 2013 – Photo by e’m company / F. Lancelot. Team Levar, Brazil, won Fly Your Ideas 2013 with an innovative solution to reduce the workload of airport baggage handlers

O conceito de transporte flutuante de bagagens recebeu o prêmio principal da competição. Uma equipe de estudantes da Universidade de São Paulo (USP), no Brasil, recebeu o prêmio principal de € 30.000 como vencedora do concurso “Fly Your Ideas” de 2013, promovido pela Airbus. A Equipe Levar ganhou, com a proposta de um sistema de embarque e desembarque de bagagens no compartimento de carga dos aviões para reduzir o volume de trabalho dos transportadores de bagagens nos aeroportos, com uma solução de colchões de ar inspirada nos jogos de hóquei de mesa. Em cooperação com a UNESCO, o concurso “Fly Your Ideas” da Airbus é uma competição bienal, que desafia estudantes de todo o mundo a desenvolverem ideias para uma indústria da aviação mais sustentável.

A equipe vencedora foi anunciada em uma cerimônia de entrega de prêmios na sede da UNESCO, em Paris, em 14 de junho.

A equipe vencedora é composta por Marcos Philipson, Leonardo Akamatsu, Adriano Furtado e Caio Reis, todos estudantes de design, e Henrique Corazza, que estuda na  Universidade Loughborough no Reino Unido..

O prêmio de vice-campeão, de € 15.000 foi para a Equipe CLiMA, do Royal Melbourne Institute of Technology, na Austrália, pela proposta de desenvolver aeronaves movidas a uma mistura de combustíveis, produzida sustentavelmente com biometano líquido e gás natural líquido (Bio-LNG).

Essa terceira edição do concurso teve a participação de 600 equipes do mundo todo, que submeteram suas propostas, respondendo a um dos seis desafios estabelecidos pela Airbus para a aviação do século XXI. Mais de 60 assessores da Airbus avaliaram as propostas, pela qualidade, benefícios ambientais e pelo nível de inovação demonstrado pela equipe. 

A etapa final aconteceu no início desta semana, na Linha de Montagem Final A380 em Toulouse, França, onde somente cinco equipes apresentaram seus conceitos inovadores a um júri presidido por Charles Champion, vice-presidente executivo de engenharia da Airbus. A Equipe Levar convenceu o júri com uma apresentação muito bem feita, que deu vida à sua ideia.

Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, afirmou: "A diversidade das ideias desses estudantes é uma enorme fonte de inspiração. Seus talentos também servem para nos lembrar da necessidade urgente de treinar mais engenheiros, de desenvolver habilidades e competências essenciais para transformar ideias em realidade e colocar a ciência em prática. Essa é a ambição da UNESCO, e um dos seus objetivos nessa parceria com a Airbus é inspirar mais ideias inovadoras para o nosso futuro, em formas sustentáveis de transporte e até mais além".

Charles Champion disse: “A resposta da Equipe Levar a essa competição foi fantástica, com uma proposta realmente inovadora com uma solução de colchões de ar inspirada nos jogos de hóquei de mesa. Eles tiveram uma visão ampla de como melhorar a indústria da aviação como um todo, não limitando suas ideias somente às aeronaves, mas também considerando as operações de solo e, por isso, são merecedores do prêmio. De acordo com os estudantes, os passageiros poderão retirar suas bagagens 30% mais rápido e começar a usufruir mais cedo de seus feriados, e os transportadores de bagagens serão submetidos a um menor estresse físico. Esse tipo de ideia é fundamental para garantir que a indústria da aviação continue a avançar rumo a um futuro mais sustentável”.

Além do dinheiro do prêmio, os estudantes agora esperam receber em seu campus especialistas da divisão de inovação da Airbus, para uma semana de oficinas e de novos treinamentos, ainda este ano. 

A equipe vencedora estará no show aéreo em Le Bourget, Paris, na segunda-feira, dia 17, às 15h00 no Pavilhão EADS.

Contatos para a imprensa:

Mais informações (em inglês):




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página