14.10.2013 - UNESCOPRESS

Ensinando a História Geral da África - Conferência da UNESCO em Gana

Os participantes da conferência regional da UNESCO sobre o uso da História Geral da África (Acra, Gana, de 22 a 24 de outubro) examinarão o lugar que a coleção ocupa em universidades do continente e como é ensinada. O evento ocorre mais de 30 anos da publicação, pela UNESCO, do primeiro volume da conferência.

Uma oficina de trabalho, com o objetivo de rever os conceitos e os paradigmas sociológicos que são aplicados na África, ocorrerá no dia 21 de outubro, previamente à Conferência, que reunirá membros do Comitê Científico da História Geral da África, reitores e vice-reitores de universidades, decanos de Ciências Sociais e de departamentos de História e especialistas sobre a história da África. O objetivo da reunião é promover a utilização da História Geral da África nas instituições de ensino superior do continente e tornar seus volumes mais prontamente disponíveis.

O projeto da História Geral da África teve início em 1964, com o pedido dos recém-independentes Estados africanos, que desejavam reexaminar a até então visão eurocêntrica do passado do continente e compilar uma histórica africana livre de preconceitos do colonialismo. O trabalho propriamente dito começou em 1970, com a nomeação de um comitê científico internacional de 39 membros, sendo dois terços de africanos, encarregado de determinar o conteúdo do trabalho.

Oito volumes foram publicados até hoje, e o trabalho, em um nono volume, de atualização dos primeiros tomos e exame da contribuição da diáspora africana no mundo está previsto para ter início em novembro de 2013, no Brasil.

A segunda fase do projeto, referente ao ensino, foi lançada em 2009. Trata-se do desenvolvimento de conteúdo com base na História Geral da África para currículos de escolas primárias e secundárias em toda a União Africana.

                                            ****

Contato para a imprensa: Agnès Bardon, UNESCO Press Service, +33 (0) 1 45 68 17 64, a.bardon(at)unesco.org




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página