22.04.2019 - UNESCO Office in Brasilia

A convocatória de candidaturas de 2019 para a Rede de Cidades Criativas da UNESCO está aberta

Cidades de todo o mundo podem submeter suas candidaturas para integrar a Rede de Cidades Criativas da UNESCO. Prazo para candidaturas se encerra no dia 30/06/2019, a meia noite da hora central europeia (às 19h do dia 29/06/2019, em Brasília).

Criada em 2004, a Rede de Cidades Criativas da UNESCO (UCCN, na sigla em inglês) promove cooperação internacional dentro e entre as cidades do mundo que investem na cultura e na criatividade como um acelerador do desenvolvimento sustentável.

Hoje a Rede reúne 180 cidades de 72 países de todas as regiões do mundo. As Cidades Criativas da UNESCO têm uma missão em comum: colocar as indústrias culturais e criativas no centro de suas estratégias de desenvolvimento para transformar as cidades em locais mais inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Funcionando como um laboratório de ideias e de práticas inovadoras, as Cidades Criativas da UNESCO trazem contribuições concretas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas por meio da criação de políticas públicas e de projetos de base promovendo a participação de todos, incluindo mulheres, jovens e grupos vulneráveis. O comprometimento das Cidades Criativas comprova o papel central delas na linha de frente do desenvolvimento sustentável para as comunidades.

Os nomes das novas cidades criativas designadas em 2019 serão anunciados ainda antes do final do ano.

Se a sua cidade está interessada em entrar para essa crescente Rede, você pode acessar os documentos abaixo e encontrar quais são os requerimentos e o que significa se tornar uma Cidade Criativa da UNESCO.

Principais documentos:




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página