02.11.2017 - UNESCO Office in Brasilia

Brasília, Paraty e João Pessoa entram para a Rede de Cidades Criativas da UNESCO

Três novas cidades brasileiras foram incluídas, nesta terça-feira (31/10/2017), na Rede Internacional de Cidades Criativas da UNESCO, que busca promover o desenvolvimento urbano sustentável a partir do compromisso com a criatividade e a cultura. São elas Brasília (DF), Paraty (RJ) e João Pessoa (PB), e suas áreas temáticas são design, gastronomia e artesanato & artes folclóricas respectivamente.

Com os três novos ingressos, atualmente a Rede tem um total de oito cidades brasileiras. Além das novas integrantes, também fazem parte da Rede de Cidades Criativas:  Belém (PA) e Florianópolis (SC), no campo da gastronomia; Curitiba (PR), design; Salvador (BA), música; e Santos (SP), cinema.

O objetivo do Programa, lançado em 2004, é a cooperação internacional entre cidades comprometidas em investir na criatividade como um estímulo ao desenvolvimento urbano sustentável, a inclusão social e o aumento da influência da cultura no mundo. Na prática, as participantes assumem o compromisso de compartilhar experiências e conhecimento entre si e firmar parcerias que fortaleçam atividades culturais, incluindo esses fatores nos planos de desenvolvimento urbano local.

Cidades de todo o mundo podem solicitar participação em uma das sete áreas temáticas: Artesanato & Artes Folclóricas, Design, Cinema, Gastronomia, Literatura, Artes Midiáticas e Música. Com a entrada de 64 novas cidades, a Rede totaliza atualmente 180 Cidades Criativas em 72 países.

A próxima Reunião Anual da Rede de Cidades Criativas acontecerá em junho de 2018, nas cidades de Cracóvia e Katowice (Polônia).

 

Informações para a imprensa:

UNESCO no Brasil

Ana Lúcia Guimarães, a.guimaraes(at)unesco.org, (61)2106-3536 ou (61)99966-3287

Fabiana Pullen, f.sousa(at)unesco.org, (61)2106-3596




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página