11.09.2013 - UNESCO Office in Brasilia

A diretora-geral celebra 20 anos do trabalho pioneiro em bioética

Em 5 de setembro, a diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, abrir a 8ª. sessão do Comitê Intergovernamental de Bioética (Intergovernmental Bioethics Committee - IGBC), acontecida na sede da UNESCO, em Paris. Este ano também marca o 20º. Aniversário do programa de bioética da UNESCO e a criação do Comitê Internacional de Bioética (International Bioethics Committee - IBC).

“Nos últimos vinte anos, acredito que talvez seja esta a maior realização da UNESCO – nossa inexorável determinação em ligar a ética à ciência, para nunca deixar que o desenvolvimento científico ultrapasse nossa habilidade de pesar criticamente contra o fato de que um único padrão que é que conta”, disse a diretor-geral.

“Para este aniversário, também quero trazer uma mensagem de audácia e encorajamento para enfrentar os novos desafios na ciência e na tecnologia – precisamos construir com a base sólida da bioética, refletir sobre o significado do consentimento informado, respeitar a privacidade e a confidencialidade neste novo ambiente”.

Na ocasião do 20o. aniversário do IBC, uma mesa redonda reuniu especialistas em bioéticas internacionalmente renomados para discutir sobre as realizações da UNESCO nos últimos 20 anos e o papel da Organização na área de bioética no marco da agenda de desenvolvimento pós-2015.




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página