14.11.2013 - UNESCO Office in Brasilia

O poder do esporte em transformar vidas

O papel do esporte como indutor do desenvolvimento humano é a temática central do Seminário Internacional Esporte e Desenvolvimento Humano, organizado pela UNESCO no Brasil e Fundação Vale, a realizar-se no dia 25 de novembro, das 9h às 18h, no Museu de Arte do Rio (MAR).

O seminário reunirá personalidades do esporte brasileiro, pesquisadores e autoridades nacionais e internacionais para discutir as possíveis contribuições do esporte e seus megaeventos para o legado social e sustentável, as experiências esportivas nacionais e de outros países, tendo em vista a não violência e a construção de uma cultura de paz, e o esporte como direito de todo ser humano. O seminário conta com o apoio da Ernst & Young, da Rede Globo, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da Embaixada Britânica e da Fundação LAUREUS do Esporte para o Bem e é aberto a convidados.

Além de debater a importância da atividade para o pleno desenvolvimento humano e a consolidação de direitos fundamentais, o evento tratará do chamado “legado social” dos megaeventos esportivos a serem sediados no Brasil nos próximos anos.  A partir das experiências recentes de outros países, em particular o Reino Unido, serão discutidos os preparativos e as expectativas, principalmente da cidade do Rio de Janeiro, para um dos principais eventos esportivos da década, as Olímpiadas do Rio de Janeiro de 2016.

A diretora da Área Programática do escritório da UNESCO no Brasil Marlova Jovchelovitch Noleto explica que a relação da Organização com o esporte é antiga. “A UNESCO tem atuado na área do esporte tanto com um papel normativo, mas também como apoiadora de projetos sociais que tenham o esporte educacional como foco e que promovam o jogo limpo, o antidoping e a promoção dos valores humanos”, explica Marlova. “No campo internacional,” continua ela, “vale ressaltar a Carta Internacional da Educação Física e do Esporte (1978) e a Convenção Internacional contra o Doping nos Esportes (2005), documentos referência da UNESCO na área”.

Na ocasião será lançada a série Cadernos de Referência de Esporte, desenvolvida pela Fundação Vale em parceria com a UNESCO no Brasil. “O objetivo do material, que tem como foco as temáticas consideradas essenciais à prática do esporte, é servir como referência tanto para os profissionais que atuam no Programa Brasil Vale Ouro, da Fundação Vale, como também especialistas do esporte de outras instituições”, explica Isis Pagy, diretora-presidente da Fundação Vale e diretora de Relações com Comunidade da Vale.

A série colabora para a construção de padrões conceituais, operacionais e metodológicos que orientem a prática pedagógica dos profissionais de educação física envolvidos no Programa. A série contou com a participação e o envolvimento de mais de 50 especialistas da área do esporte, entre autores, revisores técnicos e organizadores, o que enriqueceu os conteúdos, refletindo o conhecimento e a experiência vivenciada por cada um e pelo conjunto das diferenças identificadas.  O resultado final é um material didático que serve de referência e inspiração para os profissionais de esporte no Brasil.

A UNESCO trabalha os temas esporte e educação física como importantes instrumentos para a formação de valores, a socialização e o desenvolvimento humano. A prática esportiva reforça valores positivos, como o fairplay, que inclui o jogo limpo, o companheirismo e o espírito de equipe. Trata-se de uma valiosa ferramenta para a promoção do diálogo e da cooperação e um poderoso meio de mobilização, ao reunir pessoas de diferentes crenças, culturas e origens étnico-raciais.

A Fundação Vale promove o esporte como fator de inclusão social, educação, cidadania, saúde e convivência, incentivando a disseminação de uma cultura esportiva e a formação cidadã de crianças e adolescentes, dentro de sua proposta de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde está presente. Sua atuação é direcionada a ações esportivas educacionais para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, ao fortalecimento das atividades esportivas na escola e ao fortalecimento das ações e instituições locais ou comunitárias de esporte.

Os interessados em participar do Seminário Internacional devem fazer sua inscrição até o dia 20/11 pelo e-mail esporteedesenvolvimentohumano(at)unesco.org.br , assim como tirar dúvidas sobre o evento. A entrada é gratuita e limitada à capacidade do auditório.

Mais informações:

UNESCO no Brasil
Assessoria de Comunicação
Ana Lúcia Guimarães, (55-61) 2106.3536, (55-61) 9966.3287, a.guimaraes(at)unesco.org
Roberta Pinheiro, (55-61) 2106.3538, roberta.pinheiro(at)unesco.org.br

Fundação Vale
Assessoria de Imprensa Vale
Marcone Andrade, (55-31) 8478.4374, marcone.andrade(at)vale.com
Gerência de Relacionamento com a Imprensa
Cláudia Siúves, (55-21) 3814.4823, (55-21) 98400.0872, claudia.siuves(at)vale.com




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página