22.09.2016 - UNESCO Office in Brasilia

Para celebrar Dia dos Professores, UNESCO lança concurso em homenagem aos docentes

A UNESCO no Brasil lança, hoje (22/09/2016), o Concurso UNESCO Dia dos Professores 2016 – Inovar para Ensinar, que vai premiar vídeos que mostrem métodos de ensino inovadores.

Para participar, basta postar no YouTube o vídeo de até 45 segundos com o título “Inovar para Ensinar – Concurso Dia do Professor UNESCO” e depois publicar o link do vídeo no evento criado na página oficial da UNESCO no Brasil no Facebook. As postagens podem ser feitas tanto pelos alunos quanto pelos próprios professores até às 14h do dia 12/10/2016. 

O concurso é aberto a quem mora no Brasil, com exceção de funcionários da UNESCO e seus familiares (ver regulamento). Os vencedores serão anunciados em 15/10/2016, Dia Nacional do Professor. Dois vídeos serão escolhidos por uma comissão julgadora da UNESCO no Brasil, que analisará exclusivamente os 30 vídeos mais assistidos no YouTube.

O aluno responsável pelo vídeo (se houver) e o professor inovador serão premiados. O professor receberá um vale-compra de R$500,00 (quinhentos reais) em loja especializada de livros, filmes, games e eletrônicos, além do livro “Patrimônio Mundial no Brasil” publicado pela UNESCO e certificado de reconhecimento.  O aluno também ganha a publicação “Patrimônio Mundial no Brasil” e o certificado de reconhecimento, além de uma camiseta comemorativa dos 70 anos da UNESCO.  Outros cinco vídeos receberão menção honrosa. 

O concurso celebra o Dia dos Professores, tanto nacional quanto mundial. O Dia Mundial dos Professores é celebrado em 05/10. A data, proclamada pela UNESCO em 1994, foi escolhida porque no dia 05/10/1966, durante uma conferência intergovernamental realizada em Paris pela Organização, foi adotada a Recomendação UNESCO/OIT relativa à condição docente, que estabelece direitos e responsabilidades dos professores, além de padrões internacionais de preparação inicial, educação continuada, emprego e condições de trabalho. No Brasil, os professores também são homenageados no dia 15/10 – apenas dez dias depois do dia internacional.

Realizado anualmente pela UNESCO no Brasil, o Concurso faz parte da estratégia da Organização de valorizar os docentes em todo o mundo. A intenção é homenagear os professores por meio das redes sociais e promover uma reflexão na sociedade sobre como os educadores podem ser mais valorizados.

Confira o regulamento do concurso aqui

Veja a página da UNESCO no Brasil no Facebook.




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página