21.11.2014 - UNESCOPRESS

Música, dança, artesanato, poesia e jogos tradicionais na 9ª sessão do Comitê para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial

© 2009 by E. Sacayón / FLAAROn the streets members of the Pregon walk to the sound of the Tun, a traditional drum from Guatemala - Paach ceremony (Guatemala)

O Patrimônio Cultural Imaterial consiste em tradições culturais vivas, que incluem tradições orais, artes cênicas, práticas sociais, rituais, festividades, práticas e conhecimentos relativos à natureza e ao universo, ou conhecimentos e habilidades para produzir artesanato tradicional. A nona sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial acontece em Paris, de 24 a 28 de novembro, e será presidida por José Manuel Rodríguez Cuadros (Peru).

O Comitê, que é formado por 24 membros, é responsável por implementar a Convenção de 2003 para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, que atualmente é formada por 161 Estados-partes.

O Comitê vai examinar 27 relatórios periódicos sobre a implementação da Convenção e oito relatórios sobre as atuais condições dos elementos inscritos na Lista do Patrimônio Cultural Imaterial que Requer Medidas Urgentes de Salvaguarda.

“A vitalidade dessa Convenção e o interesse que ela desperta provam que muitos países atualmente reconhecem o Patrimônio Imaterial como uma ferramenta que pode garantir o desenvolvimento sustentável, e que esses países integram cada vez de forma mais completa a salvaguarda em seus programas de desenvolvimento e planejamento”, declarou a diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova.
O Comitê também examinará pedidos de inscrição em duas listas do Patrimônio Imaterial: a Lista do Patrimônio Cultural Imaterial que Requer Medidas Urgentes de Salvaguarda e a Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

A Lista que Requer Medidas Urgentes de Salvaguarda é composta por elementos do Patrimônio Imaterial, cuja viabilidade está em risco e cuja salvaguarda é relacionada a problemas emergenciais. Até o momento, a lista é composta por 35 elementos e possibilita que os Estados-partes da Convenção mobilizem a cooperação internacional e a assistência necessária para garantir a transmissão dessas práticas culturais, com a participação das comunidades interessadas.

Até o momento, a Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade contém 281 elementos. Seu objetivo é aumentar a visibilidade das tradições e conhecimentos de comunidades sem padrões de reconhecimento de excelência ou exclusividade. Entre as 46 nomeações deste ano para a Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade está a Roda de Capoeira do Brasil.

                                                    ****

Contatos:

Lucía Iglesias Kuntz – l.iglesias(at)unesco.org +33 (0)1 45 68 17 02

Isabelle Le Fournis – i.le-fournis(at)unesco.org +33 (0)1 45 68 17 48

 




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página