11.04.2014 - UNESCOPRESS

Ahmet Sik, jornalista turco, laureado com o Prêmio Mundial de Liberdade de Impressa UNESCO-Guillermo Cano 2014

[Translate to portuges:] © CJFE - Turkish journalist Ahmet Şik, winner of the 2014 UNESCO Guillermo Cano World Press Freedom Prize.

Um júri internacional e independente, formado por profissionais de mídia, nomeou Ahmet Şik, jornalista investigativo turco, como vencedor da edição de 2014 do Prêmio Mundial de Liberdade de Imprensa UNESCO-Guillermo Cano.

Şik, de 44 anos de idade, é um defensor ardente de liberdade de expressão, e tem dedicado sua carreira a denunciar casos de corrupção e abusos de direitos humanos. Entre 1991 e 2011, ele escreveu para vários jornais turcos, incluindo Cumhurriyet, Evrensel, Yeni Yuzyl e, mais recentemente, Radikal. Ele também trabalhou como fotojornalista na revista Nokta e na Agência Reuters de Notícias, e é membro da União Turca de Jornalistas.

O jornalista teve seu primeiro contato com as autoridades em 2007, após um artigo crítico publicado na revista Nokta. Em 3 de março de 2011, ele foi detido sob a acusação de estar ligado à Ergenekon, uma organização considerada terrorista. Se for condenado, ele deverá cumprir 15 anos de cadeia. A prisão aconteceu pouco antes da publicação de seu livro, intitulado “The Imam’s Army” (“O exército de Imam”), que foi apreendido e proibido. As instalações da editora que publicou o livro e do jornal Radikal, para quem Sik estava trabalhando, foram revistadas.

Libertado da prisão em março de 2012, enquanto espera pelo julgamento, Ahmet Şik retomou suas atividades profissionais como jornalista investigativo. Durante o verão de 2013, ele foi ferido enquanto cobria manifestações no Parque Gezi, em Istambul.

Prêmio Mundial de Liberdade de Imprensa UNESCO-Guillermo Cano (UNESCO/Guillermo Cano World Press Freedom prize) foi estabelecido em 1997 pelo Conselho Executivo da UNESCO. Ele homenageia uma pessoa, organização ou instituição que tenha realizado contribuições de destaque na defesa e/ou na promoção da liberdade de imprensa em qualquer parte do mundo, especialmente quando isso tenha ocorrido durante situações de perigo. Os candidatos são propostos pelos Estados-membros da UNESCO e pelas organizações, regionais e internacionais, que atuam nas áreas de jornalismo e liberdade de expressão. Os laureados são selecionados por um júri, cujos membros são indicados pela diretora-geral da UNESCO por um período de três anos, podendo a indicação ser renovada uma vez.

O júri que escolheu Ahmet Şik foi composto por: Florence Aubenas, journalista do Le Monde (França); Gamal Eid, fundador e diretor executivo da Rede Árabe de Informação sobre Direitos Humanos (Egito); Rossana Fuentes-Berain, editora vice-presidente do Grupo Editorial Expansión (México); Yuli Ismartono, vice-editor-chefe do Tempo (Indonésia); Laura Puertas Meyer, jornalista do Telemetro (Peru); Musikilu Mojeed, jornalista do Premium Times (Nigéria); Fatuma Noor, escritora do The Star (Quênia); Rana Sabbagh, diretora-executiva dos Repórteres Árabes de Jornalismo Investigativo (Jordânia); Martin M. Šimecka, autor e jornalista, editor-chefe do Respekt (Eslováquia); Paul Steiger, editor-chefe e CEO da ProPublica (Estados Unidos); Ko-ko U, presidente do Grupo Yangon Media, editor do Yangon Times e ex-secretário-geral da Associação de Jornalistas e Escritores (Mianmar); Ljiljana Zurovac, diretora-executiva do Conselho de Imprensa da Bósnia-Herzegovina (Bósnia e Herzegovina).

O prêmio de $25.000 é concedido anualmente como parte das comemorações do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, celebrado em 3 de maio. O prêmio é financiado pela Fundação Guillermo Cano Isaza e pela Fundação Helingin Sanomat.

Neste ano, a cerimônia de entrega do prêmio acontecerá na sede da UNESCO em Paris, na sexta-feira, dia 2 de maio. A cerimônia será seguida de uma conferência internacional, nos dias 5 e 6 de maio, que tratará da segurança de jornalistas, da luta contra a impunidade e das tendências da liberdade de imprensa.  

****

Contato para a imprensa: Agnes Bardon, UNESCO Press Service

Tel: +33 (0) 1 4568 1764

a.bardon(at)unesco.org

 




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página