23.11.2018 - UNESCO Office in Brasilia

Relatório da ONU alerta que o mundo não está no caminho certo para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável água e saneamento

O Relatório-síntese 2018 do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS6) sobre Água e Saneamento, produzido pela UN Water (ONU Água, em português), será apresentado, no dia 27/11/2018, de 12h30 às 13h, durante o evento Rio Water Week,no Rio Centro (Avenida Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca, RIo de Janeiro – RJ). O Resumo Executivo e os Destaques do Relatório da UN Water foram traduzidos para o português e impressos pela UNESCO no Brasil para distribuição no evento.

Segundo o documento, bilhões de pessoas no mundo ainda carecem de instalações seguras de água potável, saneamento e lavagem das mãos. Os ecossistemas e as fontes de água estão se tornando mais poluídos, e o financiamento para serviços de água e saneamento é insuficiente. Além disso, as estruturas de governança são fracas e fragmentadas.

O Relatório se baseia nos dados mais recentes disponíveis para os 11 indicadores globais do ODS 6. Representando uma posição conjunta das organizações, agências, programas, fundos e outras entidades das Nações Unidas, o Relatório analisa o progresso global alcançado em direção ao ODS 6 e suas interdependências com outros objetivos e metas. 

Também há informações sobre como os países podem planejar e agir no sentido de garantir que ninguém seja deixado para trás no processo de implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 

Sobre o ODS 6

O sexto objetivo da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável visa a “assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos”. O objetivo traz consigo 8 metas que devem ser alcançadas globalmente até o ano de 2030. A Agenda 2030 foi aprovada pelos Estados-Membros da ONU, em 2015, e traz 17 objetivos conhecidos como Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ela dá continuidade à agenda anterior de desenvolvimento que ficou conhecida pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

 




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página