12.08.2015 - UNESCO Office in Brasilia

Discussão sobre o Estatuto da Juventude e intervenções artístico-culturais fazem parte das atividades de comemoração

Discussão sobre o Estatuto da Juventude e intervenções artístico-culturais fazem parte das atividades de comemoração

Quarta-feira, 12 de agosto, o mundo celebra o Dia Internacional da Juventude. Como parte das comemorações, o Grupo Assessor sobre Juventude do Sistema ONU no Brasil - formado por agências do Sistema, pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) e pelo Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE) - realiza, em Brasília, o Seminário Da Lei à Prática: 2 anos do Estatuto da Juventude e Caminhos para a sua Implementação. O encontro terá um espaço para o debate sobre a efetivação e ampliação dos direitos das e dos jovens do país e como garantir o investimento na população jovem. O Estatuto da Juventude, que completa dois anos em agosto de 2015, determina os direitos dos(as) jovens que devem ser garantidos e promovidos pelo Estado brasileiro.

Este será um momento de encontro e debate entre referências na promoção da pauta da juventude. O seminário terá um formato “Talk Show” e contará com a presença do Coordenador Residente do Sistema ONU no Brasil, Jorge Chediek; do Secretário Nacional de Juventude, Gabriel Medina; do Secretário de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação, Paulo Gabriel Nacif; da Diretora de Políticas de Educação para a Juventude do Ministério da Educação, Cláudia Veloso Guimarães; do conselheiro CONJUVE e representante do coletivo Enegrecer, Walmir Junior; além de representações do Ministério da Cultura, do Ministério da Saúde, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e do Ministério do Trabalho e Emprego. Jovens de todo o país representantes de diversas redes e coletivos deverão compor a plateia e fazer as intervenções sobre expectativas e desafios relacionados ao Estatuto. 

Dificilmente progressos sociais e econômicos poderão ser alcançados nos próximos anos sem os investimentos certos na maior população jovem da história: no mundo, são mais de 1.8 bilhão de pessoas jovens, e no Brasil esse número ultrapassa 52 milhões. A quantidade sem precedentes de jovens no país e no mundo proporciona um momento histórico único, que precisa ser aproveitado para o alcance do desenvolvimento inclusivo e sustentável. E para que essa população possa transformar as suas realidades atuais e o destino de seus países, é crucial que as leis e as políticas públicas nacionais estejam orientadas para fortalecer suas trajetórias.

Intervenções artístico-culturais

A expressão e força da linguagem hip hop para a garantia dos direitos da população jovem do país serão valorizadas durante a comemoração do Dia Internacional da Juventude. A partir das 9h, o coletivo Ruas inicia uma intervenção artístico-cultural com a preparação de uma obra em grafite sobre os 11 eixos do Estatuto da Juventude. O painel grafitado, que será lançado após o “Talk Show”, é uma doação do Sistema das Nações Unidas ao governo brasileiro como um marco da celebração do Dia Internacional da Juventude de 2015. 

Durante o seminário, o coletivo fará intervenções com dança e batalhas de MCs.

Dia Internacional da Juventude

Em 17 de dezembro de 1999, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 12 de Agosto como Dia Internacional da Juventude. A celebração tem por objetivo promover o debate e sensibilização sobre temas relacionados à agenda da juventude. Para as Nações Unidas, a juventude é uma força de transformação e deve desempenhar um papel fundamental no processo de construção do desenvolvimento sustentável.

Grupo Assessor sobre Juventude

O Grupo Assessor do Sistema ONU sobre Juventude é composto por dez organismos das Nações Unidas no Brasil (UNFPA, PNUD, UNICEF, UNESCO, ONU Mulheres, UNODC, OIT, UNAIDS, ONU-Habitat e UNV), pela Secretaria Nacional da Juventude e por organizações da sociedade civil representadas pelo CONJUVE.

Serviço:

Seminário “Da Lei à Prática: 2 anos do Estatuto da Juventude e Caminhos para a sua Implementação”

Data: 12 de agosto de 2015

Local: Memorial Darcy Ribeiro (Auditório Beijódromo), Universidade de Brasília, Gleba A – Reitoria, Brasília (DF)

09h às 14h - Intervenção artístico-cultural - execução de painéis em grafite pelo coletivo Ruas

14h - Abertura Oficial do Seminário

14h30 - “Talk Show” com a presença do Coordenador Residente do Sistema ONU no Brasil, Jorge Chediek; do Secretário Nacional de Juventude, Gabriel Medina; do Secretário de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação, Paulo Gabriel; do conselheiro CONJUVE e representante do coletivo Enegrecer, Walmir Junior; além de representações do Ministério da Cultura, do Ministério da Saúde, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e do Ministério do Trabalho e Emprego.

17h15 - Lançamento do painel “Juventudes” e entrega formal para o governo brasileiro.

Transmissão ao vivo pelos sites: 

Links:

 

 

Mais informações:

Sistema Nações Unidas no Brasil

- Gabriela Borelli - borelli@unfpa.org - (61) 3038-9246

- Midiã Santana - msantana@unfpa.org - (71) 8262-2000

Secretaria Nacional de Juventude

- Paulo Motoryn - paulo.motoryn@presidencia.gov.br – (61) 3411-3929

- Danilo Castro – danilo.lima@presidencia.gov.br – (61) 3411-3548




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página