28.10.2013 - UNESCO Office in Brasilia

ONU Mulheres debate desenvolvimento sustentável e igualdade de gênero na Serra da Capivara

Em 23 de outubro, foi realizado o painel da ONU Mulheres no evento Serra da Capivara: os brasileiros com mais de 50 mil anos, o qual é uma realização da Delegação da União Europeia no Brasil, do Governo do Estado do Piauí e da Fundação Museu do Homem Americano. Intitulado O progresso das mulheres no Piauí e no Parque Nacional Serra da Capivara, o painel teve lugar no Espaço Israel Pinheiro e contou com a participação de representantes do poder público federal e estadual, assim como da gestão do Parque Nacional.

A abertura do painel foi realizada pela Sra. Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres no Brasil, que destacou o compromisso da instituição com o desenvolvimento sustentável com enfoque de gênero, pontuando que a promoção da igualdade de gênero está intimamente conectada com a legitimação e elaboração de alternativas de desenvolvimento menos agressivas com o meio ambiente e que reconheçam a diversidade de modos de relação com a natureza preservados por comunidades tradicionais, nas quais as mulheres tem um papel essencial.

Em seguida, a palavra foi passada para a Excelentíssima Sra. Lilian Veloso Martins, Conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, que destacou os desafios e os avanços da promoção da igualdade de gênero no estado, embasando sua fala em dados estatísticos oficiais que mostraram a situação das mulheres no estado e os avanços alcançados nos últimos anos.

A próxima fala ficou a cargo da Sra. Bárbara Oliveira Souza, Diretora de Programas da Secretaria de Políticas para Comunidades Tradicionais da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República – SEPPIR/PR, que destacou a atuação da SEPPIR/PR na promoção do desenvolvimento sustentável de comunidades tradicionais em âmbito nacional, especialmente no que toca à garantia da demarcação de terras para comunidades quilombolas.

A penúltima fala coube a Sra. Ana Stela Negreiros, Chefe do Escritório Técnico do IPHAN em São Raimundo Nonato-PI, que fez um recorrido histórico pelo trabalho de pesquisa realizado no Parque Nacional Serra da Capivara, destacando as descobertas arqueológicas feitas na região e o processo de demarcação do Parque Nacional.

Por fim, a Sra. Sirleide dos Santos, Contadora da Fundação Museu do Homem Americano – FUMDHAM destacou o papel preponderante desta instituição na realização das pesquisas arqueológicas e no manejo do Parque Nacional, dando destaque à presença feminina no quadro de funcionários, que ultrapassa os 70% e inclui as principais posições de chefia.

O painel atraiu cerca de 40 pessoas interessadas nas temáticas de desenvolvimento sustentável e promoção da igualdade de gênero, dentre as quais cabe destaque a presença da Excelentíssima Sra. Ana Paula Zacarias, Embaixadora da Delegação da União Europeia no Brasil.

Fonte: ONU Mulheres.




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página