01.07.2013 - UNESCOPRESS

UNESCO e Bibi Russell colocam a moda a serviço do desenvolvimento

Em 26 de junho, a diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, abriu o evento cultural intitulado “Apoio a obras para salvar indústrias culturais locais e criar oportunidades de vida sustentável” organizado por Bibi Russell, Artista pela Paz da UNESCO.

"A cultura é mais do que monumentos, músicas e vestuário – ela é o que nós somos. Nenhuma sociedade por florescer sem cultura”, afirmou a diretora-geral. “Nenhum desenvolvimento por ser sustentável sem cultura”.

“Essa é mensagem que a Bibi Russel sempre passou, e que enviamos hoje ao apoiar as indústrias culturais locais a criarem meios de vida sustentável".

o longo das décadas passadas, Bibi Russell vem trabalhando junto com artesãos em diferentes partes do mundo para reverter a tendência de declínio da indústria têxtil artesanal. Enquanto trabalhava em países onde a base da economia foi, um dia, marcada pela alta qualidade da produção têxtil feita à mão e de trabalhos artesanais complementares, e enquanto prestava assistência a tecelões para preservar seu knowhow, para criar ligações harmoniosas entre a tradição e a modernidade e para facilitar seus acessos aos mercados local e global, ela notou que estratégias bem desenhadas com aprendizagem integrada, capacitação e treinamento das habilidades e uso apropriado de tecnologia podiam ajudar os artesãos em risco a preservarem muitas de suas habilidades artísticas refinadas, seus legados culturais e suas criatividades, além de promover trabalhos artesanais tradicionais de sua terra natal em Bangladesh. Assim, Bibi Russell foi nomeada Artista pela Paz da UNESCO em 1999.

O evento de moda aconteceu no âmbito do plano de ação da reunião anual de embaixadores de boa vontade da UNESCO reunião anual de embaixadores de boa vontade da UNESCO, onde esses embaixadores se reúnem para discutir o trabalho da Organização e os programas prioritários. 

Mais informações em inglês:




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página