18.11.2019 - UNESCO Office in Brasilia

UNESCO e Globo renovam parceria para o Criança Esperança pelos próximos seis anos

Com o acordo, Representação da UNESCO no Brasil continuará responsável pela seleção e monitoramento dos projetos e pela gestão dos fundos arrecadados nas campanhas

A diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, e o vice-presidente editorial do Grupo Globo, João Roberto Marinho, assinaram hoje (18) a renovação do acordo de cooperação técnica e parceria para a campanha Criança Esperança pelos próximos seis anos. A cerimônia ocorreu na sede da Organização, em Paris, e foi uma das ações da Conferência Geral da UNESCO, que teve início no dia 12.
 
O Criança Esperança é uma das maiores campanhas de arrecadação de recursos do mundo. Há 34 anos mobiliza a sociedade brasileira na arrecadação de recursos para investimento em projetos sociais desenvolvidos por organizações da sociedade civil (OSCs) de todo país. Desde 2004, a campanha conta com a parceria da UNESCO. Com a renovação, a Representação da UNESCO no Brasil continuará responsável pela seleção dos projetos e pela gestão dos fundos arrecadados nas campanhas, além do monitoramento dos projetos.
 
“A UNESCO muito se orgulha da parceria com a TV Globo por meio do Criança Esperança, que esperamos que continue produzindo excelentes resultados, contribuindo para reduzir desigualdades, promover a inclusão social e não deixar ninguém para trás”, afirmou Audrey Azoulay. "Agradecemos à Globo por ajudar a UNESCO a defender seus princípios e valores, como qualidade da educação, igualdade de gênero e inclusão social", acrescentou.
 
“Temos um compromisso histórico com temas sociais e encontramos na UNESCO a solidez para uma parceria de forte impacto social que renova todos os anos nosso desejo de ser uma marca reconhecida também por seus propósitos", afirmou João Roberto Marinho.
 
Reconhecido pela UNESCO como modelo internacional, o Criança Esperança tem o papel fundamental de discutir temas importantes da agenda social, incentivando o debate sobre políticas públicas. O programa contribuiu para a inclusão do Artigo 227 na Constituição Federal de 1988, que garante os direitos das crianças brasileiras. Dois anos depois, este artigo deu origem ao Estatuto da Criança e do Adolescente. Os projetos beneficiados pelo Criança Esperança promovem o desenvolvimento de pessoas e organizações, atendendo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
 
“Estamos felizes em renovar nossa parceria com a Globo e continuarmos juntos a promover a educação, a inclusão social e o empoderamento de crianças, adolescentes e jovens. Além de levar oportunidades de desenvolvimento para todas as regiões do Brasil, o Criança Esperança promove uma corrente de solidariedade que contribui para criar oportunidades e transformar vidas, construindo uma sociedade mais justa e inclusiva para todos, permitindo que trabalhemos para alcançar nosso objetivo de não deixar ninguém para trás”, destacou a Diretora e Representante da UNESCO no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto.
 
A parceria entre a UNESCO e a Globo para a campanha contribui para promover o desenvolvimento humano e social de crianças, adolescentes e jovens. Em 2019, o Criança Esperança teve um recorde histórico de arrecadação, com mais de R$22,7 milhões. Os recursos apoiarão 91 projetos sociais, nas áreas de educação, cultura, esportes, juventude e inclusão, desenvolvidos em 23 estados, beneficiando diretamente mais de 66 mil crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade.
 
 
Sobre o Criança Esperança
 
Há 34 anos, o ‘Criança Esperança’ cria oportunidades de desenvolvimento para crianças, adolescentes e jovens no Brasil. Até hoje mais de R$ 390 milhões em doações foram investidos no Brasil em mais de cinco mil projetos sociais, beneficiando mais de quatro milhões de crianças, adolescentes e jovens em todo país. É possível fazer doações durante o ano inteiro, pelo site do ‘Criança Esperança’ (www.criancaesperanca.com.br). Os recursos arrecadados são depositados diretamente na conta da UNESCO, que é responsável pela seleção de projetos, por meio de edital público, realizado anualmente, além de monitorar e fazer o acompanhamento técnico e financeiro das instituições apoiadas. O ‘Criança Esperança’ é uma campanha de milhões de brasileiros, uma parceria Globo e UNESCO.




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página