09.06.2016 - Education Sector

UNESCO busca utilizações inovadoras de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação de grupos vulneráveis

© ITU/R.Farrell

A UNESCO convida interessados a se candidatarem para a edição de 2016 do Prêmio UNESCO-Rei Hamad Bin Isa Al-Khalifa para Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação da UNESCO. Desde 2005, o Prêmio reconhece inovações na pedagogia que se utilizam da tecnologia para melhorar resultados educacionais.

O Prêmio visa a contribuir para com a equidade na educação, um pilar fundamental do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de número 4. Essa nova agenda, lançada em setembro de 2015, reconhece como o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para auxiliar grupos historicamente vulneráveis representa um passo essencial no esforço internacional para garantir educação inclusiva e equitativa para todos até 2030. 

O tema para edição de 2016 do Prêmio é a utilização de TICs na educação de grupos vulneráveis.

A edição de 2016 premiará as organizações e os indivíduos que aplicam práticas inovadoras para aproveitar ao máximo as TICs na expansão do acesso à educação e para desenvolver inovações no ensino e aprendizado de grupos historicamente menos favorecidos. Esses grupos incluem refugiados, migrantes, estudantes socioeconomicamente vulneráveis, portadores de necessidades especiais, minorias culturais, étnicas e religiosas e mulheres e garotas em situação vulnerável. O projeto vencedor também deverá promover os valores e atitudes destacados na agenda de Educação 2030 e, de maneira mais ampla, a agenda de Desenvolvimento Sustentável.

Os dois vencedores serão selecionados pela diretora-geral da UNESCO com base nas recomendações feitas por um júri internacional de cinco especialistas independentes e aclamados na área de TICs na Educação. Cada jurado virá de uma região do mundo. O prêmio será entregue em uma cerimônia que acontecerá no começo de 2017 na sede da UNESCO (Paris, França). Os vencedores do Prêmio de 2016 receberão 25 mil dólares cada e um certificado de reconhecimento assinado pela diretora-geral e o presidente do Júri Internacional de especialistas independentes. 

As Comissões Nacionais dos Estados membros da UNESCO e Organizações não-governamentais (ONGs) que têm laços oficiais com a UNESCO são convidadas a solicitar, indicar e submeter candidaturas para o Prêmio. Não serão aceitas inscrições independentes sem a carta de apoio de uma Comissão Nacional ou de uma ONG que tenha parceria oficial com a UNESCO. 

O formulário para a inscrição online e as notícias mais recentes sobre o prêmio estão disponíveis na página https://teamsnet.unesco.org/Pages/register.aspx

O prazo de inscrição é 30/09/2016.

Para mais informações, entre em contato com:

Secretariado do Prêmio UNESCO-Rei Hamad Bin Isa Al-Khalifa para Uso de TICs na Educação da UNESCO

Unidade para TICs na Educação 

Divisão para Políticas e Sistemas de Aprendizado ao Longo da Vida 

Setor de Educação 

UNESCO

7 place Fontenoy, 

Paris 07 SP 75352

França

ictprize(at)unesco.org




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página