16.01.2017 - UNESCO Office in Brasilia

UNESCO embarca no “Energy Observer”, o primeiro barco movido a hidrogênio

O projeto “Energy Observer” contará com apoio da UNESCO para realizar sua missão de promover a energia renovável e chamar atenção para os desafios de transição energética. Durante sua navegação que durará seis anos sem eliminar resíduos fósseis, fazendo 101 paradas planejadas entre 2017 e 2022 nas capitais marítimas do mundo, portos históricos e reservas naturais ou em grandes eventos internacionais, o Energy Observer será o primeiro barco com pegada zero de carbono e terá a UNESCO a bordo.

Retirar energia da natureza, sem prejudicá-la ou desperdiçá-la, é a visão do Energy Observer para o futuro. Em uma realização sem precedentes, o barco combina diversos recursos de energias renováveis para produzir seu próprio hidrogênio com água do mar e armazená-la a bordo. 

Essa arquitetura energética promissora tem como objetivo permitir que a navegação seja 100% autônoma energeticamente, sem emitir qualquer gás de efeito estufa ou partículas finas. A jornada dentro de um laboratório que flutuará em ambientes extremos será realizada por aqueles que primeiro sonharam com essa aventura: Victorien Erussard, velejador de mar aberto e oficial da marinha mercante, e Jérôme Delafosse, explorador e documentarista. 

Representantes da UNESCO estarão envolvidos com o desenvolvimento e a implementação da missão no Comitê Diretor do Energy Observer. Essa é uma parceria promissora e ambiciosa. O Energy Observer fará uma parada bastante simbólica em Nova York, no Rio Hudson, onde o barco pode ancorar próximo a sede das Nações Unidas. 

Movido por energias renováveis e hidrogênio, o Energy Observer deixará sua casa no porto Saint-Malo, na França, entre março e junho deste ano. Depois, ele sairá de Paris para uma odisseia sem precedentes ao redor do mundo para testar soluções de transição energética em condições reais, enquanto conscientiza e promove a educação para o desenvolvimento sustentável. A equipe de audiovisual que estará a bordo do Energy Observer colaborará também com projetos multimídia nas reservas da biosfera durante a volta ao mundo do barco. 

  • Veja o vídeo (em francês com legenda em inglês)

 

 




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página