09.08.2017 - UNESCO Office in Brasilia

UNESCO incentiva participação de municípios na implementação da Agenda Educação 2030, em Fórum da UNDIME

A UNESCO no Brasil participa do 16º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), apresentando a Agenda Educação 2030 e lançando a publicação “Reflexões de apoio para o desenvolvimento curricular no Brasil: guia para gestores educacionais”. Durante o Fórum, que acontece em Fortaleza (CE) de 08 a 11/08/2017 e tem como tema “Os desafios para o cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE) na garantia do direito a educação de todos e de cada um”, a UNESCO no Brasil também apresentará e distribuirá outras publicações sobre a contribuição da educação voltada ao desenvolvimento sustentável.

No evento, a coordenadora de Educação da UNESCO no Brasil, Rebeca Otero, participa, da Mesa-Redonda: Contextualizando o Marco de Ação 2030 – Declaração de Incheon, no dia 11/08, de 11h às 11h40.  A coordenadora aproveita a ocasião para apresentar aos gestores municipais de educação, a série de vídeos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para Crianças. Na ocasião, os interessados também poderão receber duas publicações da UNESCO sobre o tema: Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: objetivos de aprendizagem e Educação 2030: Declaração de Incheon e Marco de Ação para a implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4. 

Para Rebeca Otero, “a Agenda 2030 deve ser prioridade de toda a sociedade e, em especial, dos municípios. As secretarias municipais de educação têm um papel fundamental na implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS4) – que busca uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos. Portanto, a participação dos municípios é essencial para alcançarmos, até 2030, as metas desse objetivo”. 

O lançamento do guia “Reflexões de apoio para o desenvolvimento curricular no Brasil: guia para gestores educacionais”, da UNESCO no Brasil e da UNDIME, acontece na sala temática sobre A implementação da Base Nacional Comum Curricular – o porvir, na tarde do dia 10/08. A publicação tem a intenção de subsidiar os processos de desenvolvimento e implementação de propostas curriculares de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O guia é direcionado a gestores educacionais responsáveis pela política curricular nas secretarias estaduais e municipais de Educação do Brasil e será distribuído a todos os participantes do evento. Em breve, essa publicação também estará disponível no site da UNESCO no Brasil.

Saiba mais sobre o 16º Fórum da Undime.




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página