12.11.2014 - UNESCO Office in Brasilia

Relatório global UNESCO: abrindo novos caminhos para o empoderamento; TIC no acesso à informação e ao conhecimento para as pessoas com deficiência

© UNESCO

Com base na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, este Relatório Global traz recomendações enfáticas para todos os atores – de tomadores de decisão a educadores, sociedade civil e indústria – de como alcançar um progresso concreto na área dos direitos das pessoas que vivem com deficiência. O relatório utiliza como referência principal cinco estudos regionais encomendados pela UNESCO. Ele apresenta material complementar para proporcionar uma visão geral e uma compreensão crítica sobre o uso das TIC para o acesso à informação e o conhecimento, além de oferecer informações sobre políticas e práticas voltadas a pessoas com deficiência.

Empoderar pessoas com deficiência significa empoderar a sociedade como um todo, o que requer políticas e legislações adequadas para tornar a informação e o conhecimento mais acessíveis por meio das tecnologias da informação e comunicação. Requer também que sejam seguidos padrões de acessibilidade no desenvolvimento de conteúdo, produtos e serviços.

O bom uso de tais tecnologias pode tornar salas de aula mais inclusivas, espaços físicos mais acessíveis, além de melhor sintonizar os conteúdos de ensino-aprendizagem às demandas dos alunos. Além de ser uma importante contribuição para a compreensão da deficiência, essa publicação da UNESCO também explicita os avanços tecnológicos e compartilha boas práticas que já mudaram a vida das pessoas com deficiência. Além disso, apresenta recomendações para a ação em nível local, nacional e internacional, voltadas para formuladores de política pública, educadores, indústria de TI, sociedade civil e, certamente, pessoas com deficiência.

A tradução deste conteúdo para o português foi um trabalho do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), um departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), com o apoio da Representação da UNESCO no Brasil.

Espera-se, desta maneira, contribuir para a disseminação deste importante trabalho e avançar no debate sobre as possibilidades trazidas
pelas TIC às pessoas com deficiência.

Título original: UNESCO global report: opening new avenues for empowerment: ICTs to access information and knowledge for persons with disabilities.

São Paulo: CETIC, 2014.

ISBN: 978-85-60062-76-8

Download gratuito:




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página