14.03.2013 - UNESCO Office in Brasilia

UNESCO premia projetos da 11ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

Entre os dias 12 e 14 de março, 330 projetos desenvolvidos por estudantes do ensino básico foram apresentados na 11ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Promovida anualmente pela USP, a FEBRACE é uma das maiores mostras de ciências e engenharia do Brasil e conta com o apoio da UNESCO desde sua primeira edição em 2003.

Os autores dos projetos são jovens talentos oriundos de escolas públicas e privadas de ensino fundamental (8ª e 9ª anos), médio e técnico de 25 estados brasileiros. A exemplo das edições anteriores, os projetos oferecem soluções alternativas – muitas vezes inovadoras – para problemas da sociedade.

A FEBRACE, além de premiar os autores dos melhores trabalhos, selecionou estudantes para representar o Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF), que neste ano acontece em Phoenix, Arizona (EUA), de 12 a 17 de maio.

A UNESCO concedeu menções honrosas aos três projetos que mais se alinharam ao conceito da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, no dia 16 de março, durante a cerimônia de premiação da FEBRACE:

Projeto: “O futuro dos fármacos? Moléculas Bioativas em Diplópodes (Rhinocricus sp.)”
Autor: Pedro Machado de Godoy do Colégio Rainha da Paz de São Paulo (SP)
Orientador: Prof. Pedro Ismael da Silva Júnior do Instituto Butantan de São Paulo (SP)

Projeto: “Mídia para alunos deficientes auditivos: um recurso complementar ao ensino de ciências”
Autores: Kássya Eloandra Fortes Silva, Natália Corrêa Pinheiro e Johnnata da Fonseca Lobato
Orientadores: Profa. Márcia Pantoja Contente e Profa. Letícia da Costa
Escola: Aristóteles Emiliano de Castro (E.M.E.F.) de Igarapé-miri (PA)

Projeto: “Carvão do caroço de açaí (Euterpe oleracea) ativado quimicamente com hidróxido de sódio (NaOH) e sua eficiência no tratamento de água para o consumo”
Autor: Edivan Nascimento Pereira da escola Prof.ª Ernestina Pereira Maia (E.E.E.M.) da cidade de Moju (PA)
Orientadores: Prof. Valdemar Carneiro Rodrigues Júnior e Profa. Raimunda Santos Costa do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação Matemática e Científica/Clube de Ciências de Abaetetuba

Mais informações




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página