19.12.2018 - UNESCO Office in Brasilia

UNESCO no Brasil colabora com MEC e UFRJ na reconstrução do Museu Nacional

A UNESCO no Brasil participou do evento de balanço das ações emergenciais para a recuperação do Museu Nacional já realizadas desde o incêndio, ocorrido no dia 02/09/2018. O evento foi realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Rio de Janeiro, na última quinta-feira (13/12/2018). Na ocasião, também foi anunciado um projeto de parceria entre o MEC e a UNESCO no Brasil, com vistas a colaborar com as atividades e os esforços futuros necessários para a recuperação do Museu Nacional.

O projeto será desenvolvido entre 2019 e 2020 e tem duas frentes: apoiar a reconstrução e restauração do Paço de São Cristóvão; e, desenvolver a concepção do novo Museu Nacional do Rio de Janeiro. Para isso, prevê a realização de estudos e pesquisas para orientar os planejamentos estratégico, de comunicação, de articulação social e de capacitação, bem como as bases conceituais e diretrizes técnicas para os projetos básico e executivo de reconstrução e restauração do Paço de São Cristóvão. Também serão desenvolvidos estudos para a elaboração do projeto conceitual/curador e museográfico. 

“A UNESCO sente-se feliz em poder contribuir com os esforços de reconstrução do Museu Nacional e seu acervo, pois quando se incendia um museu, perdemos parte da memória do país. Contribuir neste esforço nacional e internacional de reconstrução permitirá avançarmos juntos, para no menor prazo possível, devolver o Museu à sociedade brasileira e ao mundo”, destaca a Diretora e Representante da UNESCO no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto.

 

 

 

 




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página