23.08.2018 - UNESCO Office in Brasilia

UNESCO lança site para o Ano Internacional das Línguas Indígenas

O Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo, celebrado anualmente no dia 09/08, foi um ótimo momento para a UNESCO lançar um site especial dedicado ao Ano Internacional das Línguas Indígenas (IY2019), que será comemorado por membros e parceiros da UNESCO durante todo o ano de 2019.

O site contribuirá para aumentar a conscientização a respeito do Ano Internacional das Línguas Indígenas e da necessidade urgente de preservar, revitalizar e promover línguas indígenas ao redor do mundo. Existem atualmente em torno de seis mil a sete mil línguas no mundo. Cerca de 97% da população mundial fala apenas 4% dessas línguas, enquanto apenas 3% do mundo fala 96% das línguas restantes. Grande parte dessas línguas, faladas por povos indígenas, continuarão a desaparecer em um ritmo alarmante. Sem medidas apropriadas para abordar esse problema, a contínua perda de línguas e de suas histórias, tradições e memórias reduzirão consideravelmente a riqueza da diversidade linguística ao redor do mundo. 

No site iyil2019.org (site em inglês), os interessados podem encontrar informação sobre os planos para celebrar o IY2019, as ações e as medidas a serem tomadas pelas agências das Nações Unidas, governos, organizações de povos indígenas, sociedade civil, academia, setor público e privado e outras entidades interessadas. Além disso, o site incluirá um calendário de eventos, espaços de colaboração para parceiros, acesso a recursos em vídeo, áudio, imagem e texto, e informação sobre diferentes modalidades de parceria e benefícios de patrocínio. Os usuários também terão informações sobre eventos em suas respectivas regiões e descobrirão como participar, contribuir e se beneficiar da rica variedade de atividades. 

Inscreva-se e torne-se parte dessa iniciativa global.

 

Links relacionados:




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página