12.09.2013 - UNESCO Office in Brasilia

UNESCO coordena campanha pela igualdade de gênero e pela cultura na Agenda de Desenvolvimento Pós-2015

A UNESCO lança um convite para pesquisas e estudos de caso para o próximo Relatório sobre Igualdade de Gênero e Cultura.

O relatório reunirá pesquisas, políticas, estudos de caso e de campo existentes, bem como dados relacionados à igualdade de gênero e ao empoderamento das mulheres nas áreas da criatividade e do patrimônio, como primeira avaliação global sobre a igualdade de oportunidades para mulheres e homens, de ter acesso, participar e contribuir para a vida cultural.

O relatório oferecerá uma sólida pesquisa e um quadro de referência estatístico, que servirão para auxiliar na formulação de políticas e para contribuir com a definição dos objetivos acordados internacionalmente para a agenda de desenvolvimento sustentável inclusiva e justa em 2015. Ano previsto para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs).

A iniciativa reflete o compromisso da UNESCO com a igualdade de gênero, uma das duas Prioridades Globais da Organização, e sua defesa permanente da cultura como um motor e um facilitador do desenvolvimento sustentável.

A partir de uma perspectiva política, essas oportunidades de participar na vida cultural – que corresponde a um direito cultural e, como tal, uma parte integrante dos direitos humanos – são vistas cada vez mais, como importantes vetores para a inclusão social, o empoderamento, as economias inclusivas e a criação de emprego. 

A diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, disse que: “A igualdade de gênero traz benefícios a todos, não somente às mulheres. Ela é um catalisador de transformações políticas, econômicas e sociais. Ela é também uma prioridade global para a UNESCO e um compromisso pessoal”.

Se você está interessado em compartilhar as pesquisas de campo, os estudos de caso e os dados – ou qualquer outra informação relevante – da sua organização, que pode ser informada ou apresentada no relatório, por favor, entre em contato com Penelope Keenan (p.keenan(at)unesco.org) até 30 de setembro de 2013.

O Relatório da UNESCO sobre Igualdade de Gênero e Cultura está previsto para ser publicado no final de 2013.




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página